Esporte

NBA: Nuggets varre Lakers, é campeão da conferência pela primeira vez na história e Jokic bate outro recorde; confira

Reprodução/Twitter @nuggets
Pela primeira vez na sua história, o Nuggets vence uma série de final de conferência  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter @nuggets
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 23/05/2023, às 16h28



Se existisse uma Banda Molejo na Sérvia, certamente eles estariam nesse momento cantando a Dança da Vassoura nas ruas, festejando uma série impecável do Denver Nuggets de Nikola Jokic, o maior sérvio da história do basquete. Além da varrida (quando um time vence a série sem perder nenhuma partida), o jogo mais disputado da série garantiu emoção até o último segundo das Finais de Conferência Oeste da NBA.

Pela primeira vez na sua história, o Nuggets vence uma série de final de conferência, após quatro vices, e chega a sua primeira final de NBA na história. A era Jokic, com início em 2015, quando o sérvio teve sua primeira temporada após ser escolhido no 'draft' da competição, já tinha marcas históricas para a franquia de Denver. Nunca antes um jogador do Nuggets havia sido escolhido como MVP da temporada regular, marca atingida por Jokic, de forma consecutiva, nas temporadas de 2020/21 e 2021/22. Agora, o sérvio também se torna o primeiro atleta da franquia a vencer um prêmio de MVP das Finais da Conferência Oeste.

Do lado perderdor, a 20ª temporada da carreira de LeBron James terminou com um gosto amargo e uma dúvida: Seria essa a última série de Playoffs da carreira do camisa 6?. Com uma partida de 40 pontos, 10 rebotes e 9 assistências, um quase triplo-duplo de LeBron não foi o suficiente para dar esperanças aos calorosos torcedores de Los Angeles. "Não é divertido não poder chegar à final. Vamos ver o acontece no futuro. Tenho muito em que pensar, para ser honesto", disse ele.

O jogo

O torcedor de Los Angeles que não se encheu de confiança na Crypto.com Arena, após os dois primeiros quartos de jogo, não tem coração. O jogo começou disputado, ponto a ponto, com picos de liderança do Lakers e momentos de recuperação do Nuggets. A primeira etapa terminou 34-28 para os donos da casa, que não perderam a liderança no placar sequer uma vez.

Após um primeiro quarto disputado, a equipe visitante, que até conseguiu empatar a partida em alguns momentos, viu a vantagem do Lakers crescer, com um primeiro tempo histórico de LeBron James, que atingiu sua maior pontuação nos dois primeiros quartos de um jogo de Playoffs. Foram 31 pontos para o camisa 6 nos dois primeiros quartos. As equipes foram para o intervalo com os donos da casa 15 pontos à frente no placar, 73-58.

A volta do intervalo seria o começo do fim para o Lakers. Após 73 pontos nos dois primeiros quartos da partida, o time de LeBron marcou apenas 16 pontos e viu o Nuggets assumir a liderança no placar pela primeira vez na noite. Com 36 pontos no terceiro quarto, o Nuggets criava um cenário de terror em Los Angeles. Quem não estava preocupado com isso era o sérvio Nikola Jokic, que ultrapassava Wilt Chamberlain e se tornava o jogador com mais triplos-duplos em uma mesma pós-temporada da NBA. Agora são 8 do camisa 15, superando os 7 anotados por Chamberlein. Os times foram para o último período com o placar marcando 94-89 para o Nuggets.

O último quarto de jogo foi um teste cardíaco para a Crypto.com Arena. O Lakers jogava contra o Nuggets, contra o relógio e contra o nervosismo, que era nítido nos muitos erros cometidos pela equipe da casa. Apesar disso, o Lakers conseguiu empatar a partida em três momentos, além de ter chance do jogo, na última bola na partida, nos últimos segundos, na mão de LeBron James, que perdeu a oportunidade e viu o Denver Nuggets comemorar o título da Conferência Oeste.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp