Esporte

Neymar Jr x Vini Jr: Veja comparativo da carreira dos craques aos 22 anos

Lucas Figueiredo/CBF
Neymar e Vini são dois dos maiores astros do futebol de duas gerações marcantes na história  |   Bnews - Divulgação Lucas Figueiredo/CBF
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 30/06/2023, às 19h30


FacebookTwitterWhatsApp

Viralizou nesta semana a entrevista de Anderson Talisca, ex-Bahia e atual parceiro de Cristiano Ronaldo no Al-Nassr, ao PodZé. Durante a conversa, o baiano falou sobre a sua carreira e polêmicas.

Em certo momento, o apresentador Zé Eduardo questionou Talisca sobre Neymar Jr e o camisa 94 do Al-Nassr chegou a afirmar que o craque brasileiro "joga mais que Cristiano Ronaldo". Ainda sobre o mesmo assunto, Talisca fez um comparativo entre o camisa 10 do PSG e Vinícius Júnior, novo dono da camisa 7 do Real Madrid, ao ser perguntado quem seria o melhor jogador do Brasil atualmente.

"Melhor jogador do Brasil? Não tem outro, é Neymar", disse. Talisca ainda foi provocado sobre Vini Jr estar brigando por essa posição, já que vive ótimo momento na carreira. Novamente, o entrevistado não pensou duas vezes: "Não, muito longe. De Neymar? Tá muito longe", enfatizou.

Vale lembrar que Neymar tem 31 anos e está caminhando para a sua 15ª temporada na carreira profissional. Já Vini Jr, que completa 23 anos no dia 12 de julho, estreou no time profissional do Flamengo em 2017 e completou este ano sua 7ª temporada.

A equipe do BNews separou números que comparam a carreira do jogador do Real Madrid com a carreira de Neymar aos 22 anos, confira:

*As estatísicas da carreira de Neymar valem até o fim da temporada 13/14, contando a Copa do Mundo

Vini Jr

Em 2023, o herdeiro da camisa lendária de Cristiano Ronaldo é o 3º mais valioso do mundo, atrás somente de Kylian Mbappé e Erling Haaland. Valendo 150 milhões de euros, Vini Jr é o principal jogador do Real Madrid e da LaLiga, sendo protagonista da renovação da seleção brasileira.

Antes de completar 17 anos, em 2017, Vini Jr foi vendido ao Real por 45 milhões de euros, cerca de R$ 164 milhões na cotação atual. A transferência foi concluída em julho de 2018, quando o jovem completou 18 anos.

Pelo time profissional do Flamengo, foram 49 jogos, 10 gols e quatro assistências. Pelo clube carioca, Vini não conquistou nenhum título.

Já no Real Madrid, o começo não foi fácil. O jogador passou por um período no Real Madrid Castilla, uma espécie de time B do clube, e teve dificuldades para se adaptar ao elenco. Aos poucos, Vinicius foi ganhando espaço e minutagem na equipe principal.

Ao fim da temporada 20/21, Vini Jr somava 118 jogos, 14 gols e 23 assistências pelo time principal do Real Madrid, além de quatro gols e uma assistência pelo Real Madrid Castilla.

Depois disso, da temporada 21/22 até a temporada atual, foram 112 jogos, 45 gols e 41 assistência, sendo total protagonista de títulos e ganhando cada vez mais espaço na seleção brasileira, sendo até titular de Copa do Mundo.

Até aqui na carreira, Vini soma diversos títulos:

  • 1 Champions League
  • 2 Mundiais de Clubes
  • 2 Campeonatos Espanhóis
  • 1 Supercopa da UEFA
  • 1 Taça da Espanha
  • 2 Supertaças da Espanha

Além disso, pela seleção brasileira, foram 23 jogos e três gols e três assistências, contando amistosos, Qualificatórias para a Copa do Mundo, Copa América e Copa do Mundo. Foi convocado para a Copa América de 2020, quando o Brasil foi vice-campeão, perdendo para a Argentina, no Maracanã, Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e a convocação para a Copa no Catar.

Vini Jr é especulado como um dos grandes favoritos a vencer o prêmio de melhor do mundo nos próximos anos, caso siga jogando em alto nível. O brasileiro divide a geração com Mbappé e Haaland.

Neymar Jr, aos 22 anos

Já Neymar, craque absoluto, é também conhecido por diversas e incontáveis lesões e polêmicas fora de campo. Porém, com a bola no pé, dentro de campo, saudável, o camisa 10 do PSG e da seleção é um dos melhores jogadores da sua geração. Porém, até ele chegar a esse status, precisou se provar diversas vezes.

Ainda com 17 anos, Neymar estreava como profissional, em 2009, no Santos. Diferente de Vini Jr, ele teve mais tempo para se desenvolver no Brasil e ganhar títulos que o jogador do Real nunca conquistou. Com 22 anos, fazia sua 2ª temporada pelo Barcelona e disputava sua primeira Copa do Mundo, assim como Vini, na Copa de 2022.

Começando pelo Santos, de 2009 até 2013, Neymar disputou 138 jogos, marcou 71 gols e 37 assistências. Nesse tempo, também foi convocado para seleção brasileira na Copa América de 2011, Olimpíadas de 2012, Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Ainda nesses anos, foi tricampeão paulista, em 2010, 11 e 12, campeão da Copa do Brasil em 2010, da Libertadores em 2011 e da Recopa Sul-americana em 2012. Também venceu o Superclássico das Américas em 2011, 12 e 14. Decisivo desde os primeiros jogos, ele também foi artilheiro da Copa do Brasil de 2010, Paulistão de 2012 e Libertadores de 2012. Neymar também venceu o prêmio Puskás de 2011.

Com uma temporada espetacular, Neymar ainda esteve na lista dos 10 melhores jogadores do mundo, em 2011.

Em 2013, após sair do Santos com 21 anos em uma transferência por 88 milhões de euros, valor recorde no Brasil até hoje. A partir daí, até o final da Copa do Mundo de 2014, Neymar explodia no mundo. Até a temporada 13/14, Neymar ainda não era um sucesso absoluto no Barcelona, buscando cada vez mais protagonismo. Mesmo assim, foram 41 jogos, 14 gols e 15 assistências.

Já pela seleção, Neymar disputava sua primeira Copa do Mundo em 2014, depois de vencer a Copa das Confederações, no ano anterior. Até o fim da Copa de 2014, quando nossa comparação termina, em termos de fim de temporada europeia, foram 53 jogos, 34 gols e 21 assistências, contando amistosos, Copa América de 2011, Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014, quando Neymar sofreu uma lesão na coluna.

Neymar, aos 22 anos, já somava:

  • 1 Libertadores
  • 1 Recopa Sul-americana
  • 1 Copa do Brasil
  • 3 Campeonatos Paulistas

Apenas em 2014/15, em sua 2ª temporada pelo Barcelona, Neymar atingiria um patamar diferenciado na carreira, começando sua trajetória vencedora no clube catalão. Porém, o ano de 2014 foi o ano que Neymar completava 23 anos, o que seria o equivalente ao ano de 2023 de Vini Jr, na temporada que começa no segundo semestre deste ano.

Portanto, ao comparar dois grandes craques, Neymar tem hoje o mesmo número de gols que Pelé pela seleção brasileira e um protagonismo e idolatria dentro de campo que nenhum outro jogador brasileiro da geração conseguiu alcançar, porém grande parte destas conquistas vindo depois dos 22 anos. Sua carreira no Brasil é invejável e sua história na europa é gigantesca. Vini Jr por outro lado, ainda muito jovem conquistou todos os títulos possíveis com o Real Madrid, além de se afastar de polêmicas fora de campo e ser cotado como o próximo grande protagonista da seleção brasileira.

Neymar fez parte da moldura de idolatria de grande parte da gerações de craques como Vini Jr, Rodrygo, Gabriel Martinelli e tantos outros, que muito cedo na carreira já são protagonistas de seus clubes e começam a se tornar novos ídolos para as futuras gerações.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp