Esporte

Nike causa polêmica em design do uniforme da seleção inglesa; entenda

Divulgação / Nike / Redes Sociais / X / Twitter / @nikefootball
Nike fez uma homenagem, mas criou um desconforto na Inglaterra  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Nike / Redes Sociais / X / Twitter / @nikefootball
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 22/03/2024, às 15h37 - Atualizado às 15h39


FacebookTwitterWhatsApp

A Nike, fornecedora de material esportivo da seleção da Inglaterra, causou polêmica entre os ingleses após a oficialização dos novos uniformes da Eurocopa. As novas peças tem sido criticadas por diversos torcedores, inclusive pelo primeiro-ministro Rishi Sunak. Isso porque a empresa norte-americana fez uma mudança de cor sensível em um design do uniforme.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Trata-se da cruz de São Jorge, que é exibida na parte de trás da gola do novo uniforme. Nesta sexta-feira, o parlamentar direcionou críticas à camisa.

Quando se trata das nossas bandeiras nacionais, não deveríamos mexer nelas. São uma fonte de orgulho, identidade, quem somos, e são perfeitas como estão", disparou Sunak à Sky News.
Foto: Divulgação / Nike / Redes Sociais / X / Twitter / @nikefootball
Foto: Divulgação / Nike / Redes Sociais / X / Twitter / @nikefootball

Essa nova camisa, que estreará neste sábado (23) no amistoso contra o Brasil, no Estádio de Wembley, em Londres, às 16h, terá um custo considerável aos ingleses. Isso porque a nova camisa terá o valor de £ 125,00, aproximadamente R$ 785,73 em conversão direta pelo Banco Central do Brasil (BSB). Além do amistoso, os novos uniformes serão usados também na Eurocopa de 2024.

Vale lembrar que a Nike também está envolvido, indiretamente, em outra polêmica. Isso porque a empresa norte-america será a nova fornecedora de material esportivo da seleção alemã. A mudança da Adidas para a Nike causou imenso desconforto e críticas entre os cidadãos da Alemanha.

NIKE SE MANIFESTA

Após a repercussão negativa, a Nike se manifestou sobre o caso. De acordo com a empresa norte-americana a mudança é apenas "uma homenagem ao uniforme de treino da equipe vencedora da Copa do Mundo de 1966" e não tinham a "intenção de ofender". Apesar disso, os torcedores e os cidadãos ingleses não perdoaram a Nike nas redes sociais.

CONFIRA A NOTA DA NIKE NA ÍNTEGRA:

Somos um parceiro orgulhoso da FA desde 2012 e compreendemos o significado e a importância da Cruz de São Jorge e nunca foi nossa intenção ofender, dado o que significa para os adeptos ingleses. Juntamente com a FA, a intenção era celebrar os heróis de 1966 e as suas conquistas. O acabamento nos punhos é inspirado no equipamento de treino usado pelos heróis ingleses de 1966, com um gradiente de azuis e vermelhos com acabamento roxo. As mesmas cores também apresentam uma interpretação da bandeira na parte de trás da gola", diz o comunicado da empresa norte-americana.

Assista ao Arena BNews dessa sexta-feira (22):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp