Esporte

Olimpíadas Paris: Atletas da Rússia e Belarus são barrados da abertura dos jogos; saiba motivo

Jim Young / Reuters
Decisão de barrar os atletas foi tomada nesta terça-feira (19) pelo COI  |   Bnews - Divulgação Jim Young / Reuters

Publicado em 19/03/2024, às 18h05   Cadastrada por Luiz Guilherme


FacebookTwitterWhatsApp

Após o presidente francês Emmanuel Macron considerar um pedido de um cessar-fogo ao presidente russo Vladimir Putin, durante as Olimpíadas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (19) que os atletas da Rússia e de Belarus não irão participar do desfile de abertura dos jogos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com o COI, a parada das nações é destina somente às delegações. Portanto, os atletas russos e belarussos, que irão competir como atletas neutros individuais por conta da guerra na Ucrânia, serão barrados da cerimônia.

"A decisão foi unânime. A lógica é muito clara para nós. Atletas neutros individuais vão competir como indivíduos, e a parada da abertura é um desfile para delegações e times. Eles não estarão em nenhuma delegação", disse James MacLeod, diretor do COI.

Acompanhe a cobertura do BNews nas Olimpíadas de Paris!

O anúncio da medida foi feito logo após o primeiro dia de reuniões do Conselho Executivo do COI em Laussanne, na Suíça. A medida se baseou no precedente de Barcelona, em 1992, quando, na ocasião, os atletas da Iugoslávia competiram como neutros e não desfilaram na abertura dos jogos.

Os atletas russos e belorussos poderão acompanhar a cerimônia às margens do Rio Sena, porém o COI ainda não detalhou como eles vão participar da festa.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp