Esporte

Olimpíadas Paris: bordadeiras fazem peças exclusivas para o Brasil desfilar na abertura dos Jogos

Reprodução // Youtube
Uniformes produzidos por mulheres do semiárido do Rio Grande do Norte serão usados por atletas na abertura dos Jogos  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Youtube
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 13/03/2024, às 11h24


FacebookTwitterWhatsApp

Animais como onças, araras e tucanos foram desenhados e bordados nas jaquetas jeans que a delegação do Brasil vai usar em uma das principais capitais da moda no planeta. O trabalho está sendo desenvolvido por 80 bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no semiárido do Rio Grande do Norte.

Acompanhe a cobertura do BNews nas Olimpíadas de Paris!

Os atletas vão desfilar na abertura das Olimpíadas, no dia 26/07, na festa que desta vez não será em um estádio, mas sobre barcos, no Rio Sena.

O pedido chegou às bordadeiras potiguares no fim do ano passado, quando 17 delas começaram a fazer as peças inspiradas na fauna e na flora brasileiras, informa o GE. Hoje são 80 mulheres no trabalho manual que passa de geração em geração de mulheres da cidade de cerca de 2.500 habitantes que fica a 300 quilômetros de Natal, capital do estado.

"O segredo do bordado é o amor. Arte que passa de geração em geração. Porque aprendemos o bordado com as nossa mães. É uma tradição. É uma terapia. Quando a gente borda, carregamos essa energia, amor e afeto. Agora estamos chiques. A nossa força está nesse bordado, nesse uniforme", diz a bordadeira Salmira de Araújo Torres Clemente, de 68 anos.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Os bodados estarão nas costas de jaquetas jeans - tecido criado na França nos anos 1800 - que compõe o uniforme que ainda tem saia midi branca para as mulheres, calça branca para os homens e camisetas verdes, azuis e amarelas com listras breton - também tradição francesa. Todas as peças são feitas com materiais reciclados. E nos desfile de abertura os brasileiros calçarão sandálias Havaianas.

"Mais do que tudo, os atletas que vão vestir esses uniformes são o Time Brasil e carregam no peito esse orgulho de levar uma torcida inteira. Temos um uniforme que fala sobre fauna, flora, tem as cores do nosso Brasil. E ainda tem o jeans, uma parte inédita, que mostra que estamos ligados na tendência, na moda. A gente quer que eles sintam, de fato, que estão com a autoestima lá em cima para levar a torcida inteira com eles", diz Cathyelle Schroeder, diretora de marketing e comunicação da Riachuelo, empresa que fornece os uniformes de viagem e da cerimônia de abertura para o COB.

Hoje o Time Brasil tem 165 vagas já garantidas para as Olimpíadas de Paris. O país deve chegar perto dos 300 atletas nos Jogos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp