Esporte

Pesca esportiva: entenda melhor sobre a modalidade

Reprodução: Instagram
Considerada uma das atividades mais antigas do ser humano, a pescaria pode ser utilizada para relaxar ou até mesmo de forma esportiva  |   Bnews - Divulgação Reprodução: Instagram

Publicado em 07/08/2022, às 09h41   Juliana Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

Considerada uma das atividades mais antigas do ser humano, a pescaria pode ser utilizada para relaxar ou até mesmo de forma esportiva. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas diferentes técnicas, inclusive devido às diferentes condições, como entre mar e rios.

A pesca esportiva é uma variação de pesca recreativa, a pescaria realizada como uma atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Ou seja, é quando vamos pescar por diversão. O que caracteriza a pesca esportiva e a diferencia de outros tipos de pesca recreativa são as suas convenções entre os pescadores. O empresário André Lombardi conta que pesca desde seis anos de idade. Ele ressalta a importância da modalidade: “Contribui na geração de empregos, preservação do meio ambiente, sem contar que é uma grande terapia”

Na pesca esportiva, o objetivo não é comer ou vender o peixe fisgado, então a ideia é que os peixes sejam sempre devolvidos à água. Algumas modalidades são mais praticadas do que outras

Pesca em barranco

A mais praticada por ser a mais simples, a pesca em barranco não exige equipamentos especiais e pode ser feita desde com varas de pesca simples até varas com molinete. A segurança, entretanto, é fator fundamental, já que condições podem levar a acidentes que poderiam ser evitados.

Atentar-se à vazão do rio, corredeiras e condições do local são fundamentais. Os arremessos tendem a ser mais curtos pela própria falta de espaço disponível e as iscas mais utilizadas são as naturais.

Pesca oceânica

Realizada em alto mar, essa modalidade de pescaria exige barcos com motores mais eficientes, varas mais resistentes e equipamentos mais caros. Alguns peixes podem chegar a 250 kg e essa modalidade deve ser feita seguindo correntes específicas.

Instagram

Pesca de praia

Já a pesca de praia é diferente da pesca oceânica por ser realizada na areia em vez em alto mar. Podem ser escolhidas praias fundas ou mais rasas, além de aquelas com banco de areia. Nesses casos, o mais indicado é uma vara mais longa e linha de pesca mais fina. A chumbada também deve ser escolhida corretamente para sofrer menor arraste das ondas.

Pesca de corrico

Essa modalidade de pescaria, mais comum na pescaria esportiva, exige que o barco permaneça em movimento com a intenção de fazer parecer que a isca está viva. O arraste deve ser feito em baixa velocidade e as varas devem ser mais curtas, reforçadas e com linha grossa. Esse tipo de pesca prefere carretilhas em relação aos molinetes e também pode ser realizada com mais de uma linha simultânea. A distância do lançamento deve ser pensada para que as iscas fiquem em águas mais claras, facilitando a atração de peixes.

Pesca fly

Uma das modalidades de pescaria mais antigas é a pesca fly, caracterizada por vara simples, comprida e flexível, com carretilha e linha mais grossa. As iscas são feitas de maneira artesanal e de modo que imitem uma mosca ou outros animais invertebrados. Por serem iscas muito leves, o trabalho do arremesso fica por conta da linha – e, por isso, é necessário que a vara seja flexível para obter o impulso necessário.

Pesca rodada

Já na modalidade de pesca rodada é necessário ir atrás do peixe, arrastando a isca em profundidade. A aceleração, entretanto, deve ser constante e a velocidade mais reduzida, já que qualquer alteração a mais ou movimento brusco pode espantar os peixes. É por isso que o ideal é que o barco seja deixado pra descer o rio e seguir a correnteza naturalmente. São utilizadas desde varas grossas até varas de molinete ou carretilha.

Pesca de arremesso

Considerada uma das modalidades de pescaria mais técnicas, a pesca de arremesso requer um conhecimento do comportamento dos peixes e do local. O lançamento deve ser o mais preciso possível e a isca deve ser movimentada de forma a atrair o predador natural. É o caso de fazer a isca parecer uma pesa ferida, por exemplo.

Essa técnica normalmente é conhecida como spinning e a modalidade de pesca em arremesso em se tornado progressivamente mais popular no Brasil.

André explica que o mais importante para quem estiver iniciando na prática é saber em que local vai acontecer a pescaria:

“Para o iniciante, e importe saber onde ele vai pescar. São muitas variáveis (para rio ou mar), o equipamento básico depende de qual local a pessoa vai pescar pra saber a vara certa, a linha certa...”

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp