Esporte

Políticos pedem renúncia de presidente da Federação que beijou jogadora da Espanha à força; vídeo

Reprodução
Luis Rubiales segurou rosto de Jenni Hermoso e deu um beijo na jogadora  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 21/08/2023, às 10h58


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados espanhóis cobraram a renúncia de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, após ele beijar à força a jogadora Jenni Hermoso durante comemoração do título da Copa do Mundo feminina, no último domingo (20). O comportamento foi criticado como "sexista" pelos políticos, que apontaram um possível crime de assédio sexual.

A deputada e porta-voz do partido Sumar Marta Lois considerou o ato de Rubiales "intolerável" e "machista".

"Esse tipo de comportamento machista em relação à jogadora espanhola Jennifer Hermoso é intolerável. O Sr. Rubiales deveria renunciar. Uma pena", disse ela nas redes sociais.

O ministro dos Esportes e da Cultura, Miquel Iceta, declarou que Rubiales precisa se explicar e pedir desculpas publicamente.

“Vivemos um momento de igualdade, direitos e respeito às mulheres. Todos nós temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e ações. Acho inaceitável beijar uma jogadora na boca para parabenizá-la”, condenou ele.

Ione Belarra, ministra em exercício dos Direitos Sociais, também criticou Rubiales pelo gesto.

"O que todos pensamos, se eles fazem isso com toda a Espanha assistindo, o que não farão em privado. A violência sexual contra as mulheres tem para terminar. Um abraço às campeãs", escreveu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp