Esporte

Quase 10 anos após 7 a 1, veja onde estão os jogadores que estiveram em campo na goleada de 2014

Reprodução/Twitter
7 a 1 foi um dos resultados mais expressivos da história das copas e do futebol  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 08/07/2023, às 15h44


FacebookTwitterWhatsApp

No dia 8 de julho de 2014, o Brasil entrava em campo no Mineirão, em Belo Horizonte, para enfrentar a Alemanha, pela semi final da Copa do Mundo. A seleção vinha de uma classificação nos pênaltis, contra o Chile, e uma vitória contra a Colômbia, por 2 a 1, pelas quartas de final, porém com desfalques expressivos para a sequência, Neymar, lesionado, e Thiago Silva, suspenso.

O resultado ninguém jamais esquecerá, 7 a 1 para a Alemanha, que seria campeã logo depois, batendo a Argentina por 1 a 0. Porém, um dos fatos mais curiosos sobre esta grande goleada foi o equilíbrio nas estatísticas.

A seleção brasileira finalizou mais vezes a gol, 18, contra 14 dos alemães, porém com uma pontaria menos eficaz. Apenas oito dos 18 chutes foram a gol, enquanto a Alemanha acertou 10. Enquanto na posse de bola, o maior choque: 52% de posse brasileira contra 48% de posse alemã.

O Brasil também teve maior precisão de passes, 85% contra 84%, mais escanteios (7 a 5) e menos faltas cometidas (11 a 14).

Onde estão os jogadores do 7 a 1?

Começando pelo goleiro Júlio César, que após a Copa voltou de empréstimo para o Queens Park Rangers, da Inglaterra. Júlio ainda passou pelo Benfica e encerrou sua carreira no Flamengo, em 2018.

Na zaga, o lateral esquerdo Marcelo permaneceu no Real Madrid até 2022, quando se transferiu para o Olympiacos, da Grécia, e hoje está no Fluminense. Já o lateral direito Maicon, outro que se aposentou, passou por diversos clubes depois da Roma, na Itália, como Avaí, Criciúma, Villa Nova A.C, Sona, da Itália, e encerrou sua carreira no Tre Penne, de San Marino, em 2021.

O zagueiro Dante, em 2014 defendendo as cores do Bayern de Munique, se transferiu para o Wolfsburg, no ano seguinte, e hoje está no Nice, desde 2016, aos 39 anos de idade. Já David Luiz, após a Copa defendia a camisa do PSG, ao lado de Thiago Silva. Ele ainda teve passagens pelo Chelsea, Arsenal e hoje joga no Flamengo, desde 2021.

No meio campo, o volante Luiz Gustavo jogava pelo Wolfsburg e se transferiu para o Olympique de Marseille, em 2017. Ele ainda passou pelo Fenerbahce, Al-Nassr e hoje está sem clube, após o fim do seu contrato, em julho deste ano. Já Fernandinho, na época defendendo o Manchester City, se transferiu para o Athletico em 2022 e ainda atua no Brasil, com 38 anos.

O autor do único gol do Brasil na partida, Oscar é bastante criticado por ter escolhido o caminho do dinheiro na carreira. Em 2017, o meia saía do Chelsea para o futebol chinês, onde atua até hoje, no Shanghai Port, aos 31 anos.

No ataque, Bernard atuava pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, se transferiu para o Everton, em 2018, Sharjah FC, dos Emirados Árabes, em 2021, e hoje atua pelo Panathinaikos, da Grécia, desde 2022.

Do outro lado do campo, na ponta direita, Hulk jogava no Zenit, da Rússia, e foi atuar ao lado de Oscar no Shanghai Port, em 2016. Ele se transferiu para o Atlético Mineiro em 2021, onde voltou a ter grande destaque na carreira, com 36 anos.

Muito criticado, o centroavante Fred, também aposentado, estava no Fluminense. Após a Copa, com passagens pelo Atlético Mineiro e Cruzeiro, Fred voltou para o Fluminense, em 2020, para encerrar sua carreira, em 2022.

No banco, Paulinho, Willian e Ramires entraram em campo nos lugares de Fernandinho, Hulk e Fred.

Também aposentado, Ramires se tranferiu do Chelsea para o Jiangsu FC, da China, em 2016, e voltou para o Brasil em 2019, para defender as cores do Palmeiras. Após o fim do seu contrato, ele não assinou com nenhum clube e encerrou sua carreira em 2022.

Willian jogava no Chelsea e se transferiu para o Arsenal, em 2020. Em 2021, ele voltava para o Corinthians, porém com uma passagem conturbada, o ponta voltou para a Inglaterra, em 2022, para o Fulham, onde joga até hoje, com 34 anos.

Paulinho, aos 34 anos, voltou para o Corinthians, após sair do Tottenham para o Guangzhou, da China, em 2015, e ir e vir do time chinês para o Barcelona. Em 2021, após quatro jogos pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita, o volante ficou sem clube até janeiro de 2022, quando foi repatriado pelo Timão.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp