Esporte

Real Madrid perde caso bilionário contra liga espanhola na justiça; saiba detalhes

Divulgação
Clube teria argumentado que acordo feito pela liga era ilegal  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/02/2024, às 15h02   Cadastrado por Luiz Guilherme


FacebookTwitterWhatsApp

A justiça espanhola rejeitou uma ação promovida pelo Real Madrid, juntamente com o Athletic Bilbao, na qual os clubes alegavam que o acordo feito entre La liga (liga espanhola) e a CVC Capital Partners (Fundo de investimento) era ilegal.

Batizado como 'Boost LALIGA', o projeto foi assinado por todas as partes em dezembro de 2021, permitindo que a La Liga e seus clubes recebessem um valor de quase 2 bilhões de euros (R$ 10,8 bilhões) em troca de 8,2% do arrecadado pela entidade nos próximos 50 anos em direitos de transmissão e patrocínios.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A princípio, 37 dos 42 clubes entre a 1ª e 2ª divisão espanhola se mostraram a favor do acordo. Athletic Bilbao, Barcelona e Real Madrid, no entanto, se mostraram contrários, sendo excluídos dos termos do contrato.

Com apoio da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), os três clubes opositores entraram com um processo na justiça contra a LaLiga, questionando que o acordo era 'ilegal' além de 'violar os direitos dos clubes'. O Barcelona e a RFEF, porém, desistiram da ação ao longo do processo.

Assinado em 2021, o acordo previa que a maior parte dos 1,994 bilhão de euros fosse investida pelos times para melhorarem sua infraestrutura, tecnologia e internacionalização de marca. Ainda no acordo, 15% do montante poderia ser gasto em transferências, enquanto outros 15% seriam obrigatórios para redução de dívidas.

Em um trecho do comunicado divulgado pela liga espanhola nesta terça-feira (27), a LALIGA afirmou que "a decisão da Justiça mostra que a transação feita com a CVC não infringiu os direitos de qualquer equipe participante de LALIGA".

Na ação judicial, Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao alegaram que o acordo era uma 'transação ilegal que causaria danos irreparáveis ao futebol espanhol como um todo'.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp