Esporte

Renato Paiva durou 9 meses no Bahia e teve o 2º pior aproveitamento entre treinadores da Série A

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Depois de 9 meses no Bahia, português finaliza passagem no Esquadrão com menos de 50% de aproveitamento  |   Bnews - Divulgação Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Luiz San Martin

por Luiz San Martin

[email protected]

Publicado em 06/09/2023, às 23h00 - Atualizado às 23h09



O Bahia comunicou na noite desta quarta-feira (06) o desligamento do treinador português Renato Paiva. Ao todo, o treinador do Esquadrão ficou à frente do elenco tricolor por 274 dias, nesse meio tempo foram 51 jogos disputados, 20 triunfos conquistados, 15 empates e 16 derrotas, com um aproveitamento de 49%.

Dentre os treinadores empregados da Série A na atual temporada, Renato Paiva era o que tinha o segundo pior desempenho à frente de seu clube, à frente apenas de Vanderlei Luxemburgo, do Corinthians, com 48%.

g

Em termos de conquistas, o mister deixa o Bahia com um título de Campeonato Baiano. Na Copa do Nordeste, vexame, sendo eliminado na primeira fase da competição com o maior investimento da região. Na Copa do Brasil chegou longe, caiu nas quartas de finais para o Grêmio, numa disputa por pênaltis dentro da casa do adversário.

Mas o principal problema da passagem de Renato Paiva no Bahia foi o Campeonato Brasileiro da Série A. Atualmente, o Esquadrão está na 16ª colocação na tabela de classificação, com 22 pontos conquistados, um apenas à frente do primeiro time do Z4, o Santos. Em números, são 22 jogos, cinco vitórias, sete empates e 10 derrotas, com 23 gols marcados, 29 gols sofridos, saldo de -6 e aproveitamento de 33%.

As críticas ao trabalho de Renato Paiva extrapolam os resultados. Falhas defensivas, erros em bolas paradas, erros na saída de bola, pouco aproveitamento de chances criadas ofensivamente, falta de ofensividade, entre outros problemas que o torcedor do Esquadrão criticou o português durante sua passagem. A principal torcida organizada do Bahia, a Bamor, já pedia "a cabeça" do treinador há pelo menos dois meses. Nesta semana, inclusive, a Bamor emitiu uma nota exigindo a saída de Paiva.

Para além do torcedor, a relação de Renato Paiva com a imprensa baiana também foi conturbada. Paiva citava "mentiras" por parte dos jornalistas, criticava as críticas ao seu trabalho, afirmou que o Brasil é o único lugar onde foi chamado de "burro", além do principal confronto que teve durante sua passagem no Bahia, a "treta" com o radialista Jailson Baraúna, que teve muitos capítulos.

Sobre recortes: Renato Paiva carregou muitos recortes ruins à frente do tricolor baiano. Entre os jogos entre o Santos, no dia 10 de maio, e a partida contra o São Paulo, no dia 30 de julho, foram 17 jogos disputados e apenas um triunfo, jogando dentro de casa contra o Palmeiras.

Atualmente, o Bahia não vence uma partida jogando fora de casa há mais de quatro meses. O último triunfo doo Esquadrão longe de Salvador aconteceu no dia 1º de maio, quando venceu o Vasco da Gama, em São Januário, por 1x0.

Para finalizar, Renato Paiva deixa o Bahia num momento em que o clube chega a 38% de chance de queda para o Campeonato Brasileiro da Série B, dados de cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp