Esporte

Saiba quem é Paulo Andrade, possível substituto de Galvão Bueno na Globo

Arquivo pessoal
Narrador é a voz da Premier League no Brsail e seria aposta da Globo para lugar de Galvão  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 21/12/2022, às 13h25   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O telespectador da TV Aberta deve demorar para associar o nome a pessoa, mas Paulo Andrade é um dos principais narradores do Brasil. Inclusive, ele é a voz da Premier League, campeonato da Inglaterra, por aqui. Segundo informações do colunista Flávio Ricco, ele é o principal nome para substituir Galvão Bueno na Globo

Paulo Andrade nasceu em São Paulo, em 31 de janeiro de 1979. Jornalista de formação, ele é o principal narrador da Espn Brasil. Premiado em diversas disputas do meio esportivo, ele  esteve presente na cobertura dos principais eventos exibidos pelo canal fechado. 

Em 2014, ele foi o principal narrador da emissora na Copa do Mundo e já confidenciou que narra o 7 a 1 sofrido contra a Alemanha foi um dos principais desafios da sua carreira. 

"É impossível esquecer a derrota da seleção brasileira para a Alemanha na Copa. Estar no comando da transmissão da pior derrota da maior seleção de todos os tempos foi muito difícil. O jogo mexeu demais com todos aqueles que estavam assistindo, e claro, conosco, que estávamos envolvidos na transmissão. Não imagina o desafio que foi achar o tom correto, conter a emoção sem deixar de passá-la na medida certa para quem estava do outro lado da tela, e relatar o que acontecia diante de nossos olhos no Mineirão. Acho que consegui. Mas chamo essa de "a narração mais difícil da minha carreira", disse ao portal da mídia esporte. 

Passagem pela TV Aberta

Em 2003, Paulo Andrade viveu a experiência de narrar na TV Aberta. Na oportunidade ele pôde conviver com a pressão dos números da audiência e ele reconhece que aquela oportunidade trouxe amadurecimento para ele. "Os quatro meses na emissora pareceram quatro anos pela intensidade de tudo o que acontecia com aquela equipe e comigo, então com 24 anos, apenas. A sensação foi de que saí daquela experiência preparado para tentar decolar de vez na carreira", confidenciou. 

Jogador de futebol

Antes de ser narrador, Paulo Andrade tentou por 10 anos atuar como jogador de futebol, inclusive jogou na base do Corinthians como zagueiro. "Sonhei e trabalhei para ser jogador de futebol. Nunca deixei de estudar, graças a Deus tive essa oportunidade. Mas, durante pelo menos 10 anos de minha vida, eu projetei que seria jogador de futebol. Trabalhei isso seriamente como meu futuro, minha profissão", contou em entrevista ao Uol Esporte. 

Com o destaque na base corintiana, em 93, ele foi para a Portuguesa. Por lá, Paulo Andrade ficou por dois anos e meio. Ainda rodou pelo América de Rio Preto (SP). Paulo ainda foi enganado por um empresário ao fazer teste no Palmeiras. O agente quis fechar uma porcentagem diferente do que fora acordado e o narrador acabou perdendo a oportunidade. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp