Esporte

TCHAU, Z4! Bahia vence o América, convence torcedor e deixa a zona de rebaixamento

Felipe Oliveira / EC Bahia
Esquadrão de Aço vence o Coelho na Fonte Nova com mais de 33 mil pagantes e respira no Brasileirão  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira / EC Bahia
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 06/08/2023, às 20h33 - Atualizado às 20h37



O Bahia venceu o América-MG por 3 a 1, na noite deste domingo (6) em Salvador, e deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão 2023. Apresentando um bom futebol, o Esquadrão de Aço convenceu os mais de 33 mil pagantes na Fonte Nova e saiu aplaudido do gramado.


O placar foi aberto pelo Bahia aos 25 minutos do primeiro tempo, quando o lateral esquerdo uruguaio Camilo Cándido passou a bola por baixo das pernas do adversário e cruzou rasteiro para a grande área, encontrando Everaldo livre para marcar: 1 a 0.


No início do segundo tempo, um susto. Após Benítez cobrar falta ao lado esquerdo da grande área, Gonzalo Mastriani subiu de cabeça, deu números iguais à partida e preocupando a Fonte Nova aos 6 minutos.


A preocupação, porém, durou pouco. Aos 14 da segunda etapa, Cauly avançou pela meia esquerda, invadiu a área, chutou de perna canhota e colocou o Bahia novamente na frente: 2 a 1.


Aos 20 minutos, a situação do Bahia ficou mais tranquila em campo, quando o América ficou com um jogador a menos. Esteban Burgos tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso pela arbitragem.


Três minutos depois, aproveitando a vantagem numérica, Cauly invadiu a área com a bola dominada, dessa vez pela meia direita, e, ao invés de finalizar, encontrou Rafael Ratão livre para marcar o terceiro e ampliar o placar para o Esquadrão.


O gol de Ratão chegou a ser anulado pela arbitragem em campo, por um suposto impedimento, mas foi validado após a análise do VAR (arbitragem de vídeo) confirmar que o atacante tricolor se encontrava em posição legal.


A confirmação do resultado ao fim do jogo foi um alívio não apenas para jogadores e torcidas, que vibraram bastante após o apito final, mas principalmente para o treinador português Renato Paiva, que tem sido muito pressionado pela falta de desempenho do Bahia na temporada.


Foi apenas o quarto triunfo tricolor no Brasileirão 2023, mas o suficiente para levar o Bahia a 18 pontos e tirando da zona de rebaixamento, na 16ª posição. Quem ocupa a região de descenso agora é o Santos, que tem os mesmos 18 pontos, as mesmas quatro vitórias, mas tem um saldo de gols pior: -8, contra -6 do Bahia.


O América-MG, por sua vez, tem apenas 10 pontos e ocupa a lanterna da competição, sendo ultrapassado pelo Vasco, que venceu o Grêmio neste domingo, chegou a 12 pontos e agora é 19º.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp