Esporte

Tenista ex-número 1 testa positivo no exame antidoping e pega 4 anos de suspensão

Danielle Parhizkaran/USA Today Sports
Tenista também foi indiciada por um tribunal independente por irregularidades em seu passaporte biológico  |   Bnews - Divulgação Danielle Parhizkaran/USA Today Sports
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 12/09/2023, às 15h01


FacebookTwitterWhatsApp

A tenista Simona Halep testou positivo em um exame antidoping e está suspensa das quadras por quatro anos. A romena foi pega pelo uso da substância Roxadustat durante o US Open de 2022 e estava afastada desde outubro do ano passado.

A decisão foi divulgada nesta terça-feira (12) e Simona ainda pode recorrer.

Além do antidoping, a tenista também foi indiciada por um tribunal independente por irregularidades em seu passaporte biológico. A decisão foi baseada em informações e testemunhas tanto da Agência Internacional de Integridade no Tênis, quanto da defesa de Halep. As informações são do ge.

Segundo Halep, ela consumiu algum material que estaria contaminado pela substância, porém pela quantidade consumida, a coorte determinou que não poderia ser uma contaminação.

Por estar suspensa desde outubro de 2022, a previsão é que a tenista volte às quadras em outubro de 2026.

Simona Halep tem um Roland Garros, em 2018, e um Wimbledon, em 2019, no currículo. Aos 31 anos, ela ocupou a primeira posição do ranking entre 2017 e 2018.

A tenista romena se pronunciou em suas redes sociais, se defendendo e garantindo que fez mais de 200 testes antidoping durante a carreira, todos negativos.

Confira:

Hoje, um tribunal sob o Programa Antidoping de Tênis anunciou uma decisão provisória no meu caso. O último ano foi a partida mais difícil da minha vida, e infelizmente minha luta continua. Eu dediquei minha vida ao belo jogo de tênis. Eu levo as regras que regem nosso esporte muito a sério e me orgulho do fato de nunca ter usado consciente ou intencionalmente qualquer substância proibida. Eu me recusei a aceitar a decisão deles de uma proibição de quatro anos.

Em um relatório de 126 páginas, o tribunal descobriu que eu cometi as duas acusações apresentadas pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) - um teste de urina positivo em competição para uma substância proibida e uma violação do Programa de Passaporte Biológico do Atleta. Meus representantes e eu apresentamos ao ITIA e ao tribunal evidências convincentes em apoio à minha defesa, incluindo várias perguntas legítimas sobre as conclusões alcançadas em torno do meu teste de Passaporte Biológico de Atleta (ABP). Embora eu seja grato por finalmente ter um resultado após inúmeros atrasos infundados e um sentimento de viver no purgatório por mais de um ano, estou chocado e desapontado com a decisão deles.

Eu acredito em um esporte limpo e em quase duas décadas como tenista profissional, através de centenas de torneios e dois títulos de Grand Slam, fiz 200 exames de sangue e urina para verificar se há substâncias proibidas - todos eles foram limpos, até 29 de agosto. 2022. Antes da temporada de quadras duras em 2022, por recomendação da minha equipe de confiança e fisioterapeuta, ajustei meus suplementos nutricionais. Nenhum dos ingredientes listados incluía substâncias proibidas, no entanto, agora sabemos - e o tribunal concordou - um deles estava contaminado com roxadustato. Fui testado quase semanalmente após o meu teste positivo inicial até o início de 2023, todos os quais deram negativo.

Apesar dessas evidências, o TIA trouxe uma acusação de ABP somente depois que seu grupo de especialistas soube da minha identidade, fazendo com que dois em cada três mudassem repentinamente de opinião em favor das alegações do ITIA. O ITIA se baseou apenas nas opiniões desses especialistas que analisaram apenas os parâmetros do meu sangue - que mantive por mais de 10 anos na mesma faixa. Este grupo ignorou o fato de que nenhuma substância proibida foi encontrada em minhas amostras de sangue ou urina, com a única exceção de um teste positivo de 29 de agosto para roxadustat, que estava presente em um nível extremamente baixo e que, ao considerar meu teste negativo três dias antes, só poderia ter sido causado por exposição acidental ao roxadustat.

Sou eternamente grato pela efusão de apoio que recebi da minha família, amigos e fãs de tênis em todo o mundo. Continuo treinando e fazendo tudo ao meu alcance para limpar meu nome dessas falsas alegações e retornar ao tribunal. Pretendo recorrer desta decisão ao Tribunal de Arbitragem do Esporte e buscar todos os recursos legais contra a empresa de suplementos em questão.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp