Esporte

Time baiano entra na 'lista suja' do trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego

Felipe Fotografia/Jacobinense Esporte Clube
Com jovens em condições análogas à escravidão, time baiano entra na "lista suja" do Ministério do Trabalho e Emprego  |   Bnews - Divulgação Felipe Fotografia/Jacobinense Esporte Clube
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 09/10/2024, às 16h23



O Jacobinense Esporte Clube foi incluído na "lista suja" do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na Bahia. A relação contém nomes de empregadores que responderam ou respondem a processos administrativos por manterem funcionários em condições análogas à escravidão.

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

De acordo com inquérito instaurado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), em junho de 2022, cinco jovens foram resgatados em um alojamento do clube baiano, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador. Na época, os adolescentes estavam treinando para a divisão de base.

Esse foi o primeiro caso envolvendo resgate de jovens em clube de futebol no Brasil. Ainda segundo informações do órgão, “foram verificadas carga de treinamento intensa e alimentação inadequada aos jovens, além do impedimento da liberdade de ir e vir”.

Informações preliminares do momento que foi feito o resgate dão conta que os jovens não possuíam contratos de atleta em formação nem pagamento de bolsa auxílio, além de não ter sido identificada nenhuma matrícula em unidade escolar.

Pouco mais de dois anos depois, o inquérito segue aberto no MPT-BA. Em 19 de setembro deste ano, o órgão propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O documento está sendo avaliado pelo clube, que tem prazo de até 30 dias para análise.

❌ Responsável nega qualquer acusação

Marcos Manassés, responsável pelo Esporte Clube Jacobinense
Marcos Manassés, responsável pelo Jacobinense Esporte Clube - Foto: Redes sociais/Instagram/@manassesba

A reportagem do BNews procurou Marcos Manassés, ex-Deputado Estadual e um dos responsáveis pelo Esporte Clube Jacobinense, que dirige o clube ao lado do seu filho, Felipe Manassés. A equipe disputou a Série A do Baianão na temporada 2023.

Segundo Marcos, o clube baiano não possui qualquer processo relativo ao tema. Em 2024, o Jacobinense firmou parceria com Itapetinga Esporte Clube através da OnSoccer, empresa que administrava o Jacobinense.

Contudo, a mudança de nome ainda não foi concluída na Federação Bahiana de Futebol (FBF). Mandando seus jogos no município baiano de Itapetinga durante a disputa da Série B do Campeonato Baiano de 2024, o Jacobinense terminou em último colocado, com apenas dois pontos somados em 9 jogos disputados.  

🎥  Assista abaixo o programa Arena BNews, edição desta segunda-feira (07):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp