Esporte

Time da terceira divisão da Suécia "burla" regra do impedimento; entenda

Reprodução/Stefan Robèrt/Torns IF
Entidade que regula as regras do futebol prometeu rever as regras do impedimento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Stefan Robèrt/Torns IF
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 22/09/2023, às 15h00


FacebookTwitterWhatsApp

O técnico de um time da terceira divisão da Súecia achou uma brecha na regra do impedimento e pode mudar a forma de se jogar. O Torns IF enviou evidências à IFAB, associação que regula as regras do futebol, e a entidade pode rever a forma como o impedimento é visto no futebol.

Segundo o clube, na página 93 do livro oficial de regras do futebol há uma explicação de que, em caso de análise de um possível impedimento, é preciso considerar "o primeiro ponto de contato da jogada ou o toque na bola".

Baseado nisso, o técnico Richard Ringhov tem instruído seus jogadores a controlarem a bola colada no pé. Assim, quando soltarem, os companheiros à frente estarão habilitados, mesmo atrás da defesa, já que no momento do primeiro toque estariam atrás.

Confira o que disse a IFAB:

"Em termos do espírito da Lei, isto é obviamente impedimento e, em termos da Lei em concreto, o 'balançar' da bola no pé é uma jogada diferente do momento que dá à bola impulso para se mover", começou. "Como em todos os aspetos das Leis do Jogo, nem todos os cenários podem ser elencados, e é por isso que o 'espírito' e a 'intenção' da Lei têm de ser aplicados. Neste caso, o jogador está em fora de jogo quando a bola começa a sua 'viagem'.", explica a entidade.

Por fim, a IFAB admite que irá rever a regra. "Vamos rever a necessidade de alterar a forma como temos escrita a Lei 11, à luz dessa situação teórica".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp