Esporte

"Tô invisível": Vitória não aparece em ranking de popularidade digital dos clubes brasileiros

Ilustrativa
Bahia quase fica de fora em ranking de popularidade digital de times brasileiros  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 15/04/2023, às 12h31 - Atualizado às 12h33   Téo Mazzoni



Nos últimos dias muitas pesquisas sobre as torcidas do futebol brasileiro têm chamado atenção nas redes sociais. Levantamentos que apontaram as equipes com mais torcedores, torcidas mais fanáticas e fiéis de todo o Brasil. Seguindo neste contexto, a Quaest Consultoria e Pesquisa, realizou o Índice de Popularidade Digital (IPD), que mostrou os times com maior engajamento nas redes sociais do país. 

A pesquisa revelou que os três clubes de maior torcida do País mantiveram suas posições no ranking IPD, com o Flamengo em primeiro, o Corinthians em segundo, e o Palmeiras em terceiro. No entanto, as colocações de Bahia e Vitória surpreenderam negativamente, aparecendo atrás de equipes como Santa Cruz, Paysandu, Juventude e Remo. O tricolor de aço ocupou o 20º lugar, e o Leão sequer apareceu na relação. 

"O IPD é um algoritmo que combina várias dimensões. Há times com muita fama mas baixo engajamento, esses são classificados com menor IPD. Outros, têm torcida menor, mas muito engajada, esses conseguem ampliar o alcance da imagem do clube, e têm maior IPD. Ter grande torcida e muito seguidores é fácil, difícil, que é o que dá grande resultado ao final do dia, é conseguir, mesmo com um baixo número de seguidores, ter sua base sempre mobilizada e engajada. Por isso o IPD tem revolucionado a maneira de interpretar desempenho digital de marcas e personalidades", explica Felipe Nunes, diretor da Quaest e um dos criadores do IPD.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A metodologia, que é exclusiva da Quaest, faz a métrica do IPD de personalidades ou marcas partindo de cinco princípios: presença digital (número de redes sociais ativas), engajamento (volume de reações e comentários pelo número de postagens nas redes), valência (proporção de reações positivas ou negativas ao conteúdo), fama (mensura o público total nas redes sociais) e mobilização (total de compartilhamentos de conteúdos nas redes sociais).

Além do IPD, Bahia e Vitória também não obtiveram colocação satisfatória no total de seguidores em todas as redes sociais. O esquadrão ficou na 15ª posição, com cerca de 4,3 milhões de seguidores, atrás de Botafogo e Fluminense, times que de acordo com a pesquisa Quaest, encomendada pela CNN Brasil e pela Rádio Itatiaia, de Minas, possuem menos torcedores que o tricolor baiano. Já a equipe rubro-negra, veio logo em seguida, na 16ª colocação, com aproximadamente 3,6 milhões de seguidores nas redes sociais.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp