Esporte

Ex-Vitória e outros dois jogadores são banidos para sempre do futebol

Divulgação/FIFA
Ex-Vitória jogou pelo clube em 2021 na disputa da Série B  |   Bnews - Divulgação Divulgação/FIFA

Publicado em 11/09/2023, às 11h27 - Atualizado às 11h47   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A Fifa determinou o banimento vitalício de três jogadores brasileiros envolvidos nos escândalos de apostas. Estão impedidos de jogar futebol profissionalmente para o resto da vida os atletas Ygor Catatau, Gabriel Tota e Matheus Phillipe. 

As punições impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) foram incorporadas pela entidade mundial e se estende a outros oito jogadores. Jonathan Doin e Onitsali Moraes foram afastados por 720 dias; Paulo Sérgio Marques Corrêa, André Luiz Guimarães Siqueira Junior e Mateus da Silva Duarte, afastados por 600 dias.

Já Fernando José da Cunha Neto, Eduardo Baurermann e Kevin Lomónaco estão suspensos por 360 dias. Todas as punições começam a contar do dia em que foram condenados pelo STJD.

A Fifa informou que "como resultado da colaboração exemplar com a Confederação Brasileira de Futebol e em conformidade com o artigo 70 do Código Disciplinar da Fifa, o presidente da Comissão Disciplinar da Fifa decidiu ampliar a âmbito mundial as ditas sanções".

Os jogadores ainda podem recorrer se acionarem o Tribunal Arbitral do Esportes (CAS, sigla em inglês). Porém, o caso é considerado robusto e a chance de reverter a decisão tanto do STJD e quanto a da Fifa é considerada remota.

Ex-Vitória

O STJD identificou o atacante Ygor Catatau como o responsável por intermediar contatos entre apostadores e atletas do Sampaio Corrêa, clube que defendeu no Campeonato Brasileiro da Série B em 2022.

O atacante Ygor Catatau atuou pelo Vitória em 2021, por empréstimo do Madureira, do Rio de Janeiro. Pelo Rubro-Negro, o jogador entrou em campo em 27 oportunidades, marcando três gols e dando uma assistência. Até o momento, Catatau estava jogando pelo Sepahan, do Irã.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp