Esporte

VÍDEO: Goleiro do Doce Mel é alvo de ataque racista em duelo contra o Vitória

Reprodução/TVE
Rodolfo foi insultado de forma racista na noite desta quinta-feira (26), durante o triunfo do Vitória  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TVE

Publicado em 27/01/2023, às 08h23   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O protagonismo do Vitória no triunfo por 3 a 0 sobre o Doce Mel, nesta quinta-feira (26), teve um outro fato passível de ponto importante a ser destacado na partida. Com mais de 30 minutos de jogo, o goleiro Rodolfo, do Doce Mel, entrou no radar dos racistas.

Em uma das frases vindas de um torcedor nas arquibancadas frente ao arqueiro estava: "Seu macaco, viad*”. 

No momento da injúria, Rodolfo sentiu a intensidade do jogo e estava caído no gramado, quando recebeu o apoio do árbitro Wagner Francisco de Souza para se levantar. Possivelmente por causa do que entenderam como ‘cera’, muitos torcedores xingaram o goleiro de forma homofóbica.

Ao mesmo tempo, um deles ofendeu o goleiro com palavras de cunho racista como “macaco”. Todo o momento do áudio foi registrado pela transmissão da partida feita pela TVE Bahia.

Assista:

Vale lembrar que no último dia 12 de janeiro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a Lei 14.532, de 2023, que aponta a injúria racial como crime de racismo, com a pena ampliada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão.

No mais, o racismo é configurado como um crime contra a coletividade, enquanto a injúria é direcionada ao indivíduo. Junto a essa alteração, a pena foi aumentada de dois para cinco anos de reclusão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp