Esporte

Virada de mesa? Presidente do Vitória desconsidera regulamento do Baiano e defende vaga na Copa do Brasil; entenda

Victor Ferreira/ECV
Em entrevista à Rádio Itapoan FM, presidente do Vitória deixa caminho para Copa do Brasil incerto  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira/ECV

Publicado em 26/02/2023, às 21h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quando um time perde um título, desce ou sobe de divisão, deixa de se classificar para alguma competição ou se classifica, e a decisão, conquistada ou não em campo, muda posteriormente é considerada a "virada de mesa". 

Essa pode ser a saída encontrada pelo Vitória para participar da Copa do Brasil 2024, pelo menos é o que deu a entender o presidente do clube, Fábio Mota, em entrevista à Equipe dos Galáticos, na Rádio Itapoan FM, na noite deste domingo (24).

Segundo Fábio Mota, o regulamento da Copa do Brasil de 2023, que alterou a forma de conquistas de vagas para a Copa do Brasil 2024, foi apresentado depois do regulamento do Campeonato Baiano e, na visão dele, tem força maior. 

"Isso não é assim (o Vitória fora da Copa do Brasil) e você sabe que não é assim. O Vitória não está fora da Copa do Brasil (2024). O regulamento é claro, os dois primeiros estão na Copa do Brasil, a terceira vaga não tá denifida ainda. Pode ser por um torneio interno. (...) Acabou o Ranking e duas vagas são definidas pela Federação. O regulamento (do Campeonato Baiano) é antes da decisão da CBF", defendeu. 

O que diz o regulamento do Campeonato Baiano

No Artigo 13, o regulamento é exato em dizer que a "A associação 3ª colocada do Campeonato Baiano de Futebol Profissional Série "A" - Edição 2023 terá direito à 3ª vaga na Copa do Brasil - Edição 2024. Ou seja, o regulamento da competição não dá qualquer margem para outra interpretação. 

Como fica? 

De fato, o regulamento do Campeonato Baiano foi apresentado 60 dias antes do início da competição, em 11 de novembro de 2022. Já o regulamento da CBF, extinguindo a vaga por ranking e estabelecendo três vagas para Bahia, foi publicado em 26 de dezembro de 2022. 

Entretanto, o regulamento da Federação Bahiana de Futebol (FBF) já trazia a previsão estabelecida pelo novo regulamento da CBF. Ou seja, as vagas para a Copa do Brasil são do primeiro, segundo e terceiro colocados do Campeonato Baiano. Caso a Federação Bahiana quisesse alterar a fórmula, deveria levar à votação dos clubes participantes. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp