Esporte

Vitória repudia ataque racista a goleiro do Doce Mel

Pietro Carpi/EC Vitória/Divulgação
O Vitória demonstrou apoio à vítima de ataque racista  |   Bnews - Divulgação Pietro Carpi/EC Vitória/Divulgação

Publicado em 27/01/2023, às 10h18   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Ciente do caso de ataque racista sofrido pelo goleiro Rodolfo, do Doce Mel, no triunfo do Vitória por 3 a 1, o clube rubro-negro emitiu um posicionamento oficial sobre a situação. A injúria aconteceu aos 33 minutos do primeiro tempo do jogo, enquanto ainda estava empatado em 0 a 0.

“O Esporte Clube Vitória vem a público repudiar veementemente o caso de racismo e homofobia acontecido ontem contra o goleiro Rodolfo, do Doce Mel. Esse ato não representa nosso clube e muito menos a nossa torcida, que é a torcida mais negra do Brasil. O clube já está trabalhando para identificar o criminoso e não medirá esforços para isso. Estaremos à disposição das autoridades responsáveis para cooperar na resolução do caso”, afirma o Leão da Barra, por meio de nota

Na ocasião, um torcedor do Rubro-Negro Baiano insultou o arqueiro com a seguinte frase: "Seu macaco, viad*”. Durante o fato, o jogador estava caído no gramado e recebeu o apoio do árbitro Wagner Francisco de Souza para se levantar. Todo o momento do áudio foi registrado pela transmissão da partida feita pela TVE Bahia.

Vale lembrar que no último dia 12 de janeiro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a Lei 14.532, de 2023, que aponta a injúria racial como crime de racismo, com a pena ampliada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão.

No mais, o racismo é configurado como um crime contra a coletividade, enquanto a injúria é direcionada ao indivíduo. Junto a essa alteração, a pena foi aumentada de dois para cinco anos de reclusão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp