Esporte

Você sabia? Ziraldo já desenhou mascote famoso de grande time baiano; confira

Divulgação/Montagem/O Curioso do Futebol
Na década de 70, Ziraldo desenhou o atual mascote do Bahia, Super-Homem  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Montagem/O Curioso do Futebol
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 06/04/2024, às 17h59


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil perdeu um dos maiores desenhistas de todos os tempos, Ziraldo. Ele morreu na tarde deste sábado, dormindo em seu apartamento no Rio, aos 91 anos. Famoso pelos seus desenhos infantis, como o personagem “O Menino Maluquinho”, Ziraldo tem forte ligação com o futebol.

➡️ Receba as notícias do Bahia no canal do BNews pelo WhatsApp

O cartunista mineiro foi autor do mascote do Bahia, o Super-Homem. Em 1979 ele desenhou a versão mais conhecida e famosa pela Nação Tricolor. Apesar de ser torcedor ilustre do Flamengo, Ziraldo também desenhou outros mascotes de clubes brasileiros na década de 80.

Super-Homem do Bahia, desenhado pelo cartunista Ziraldo
Super-Homem do Bahia, desenhado pelo cartunista Ziraldo - Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Durante a Copa União de 1987 – Campeonato Brasileiro da época – Ziraldo foi convidado pelo Clube dos 13 para desenhar os animais que representavam os 16 times que disputaram aquele torneio nacional.

⚽ Times da Copa União em 1987:

  • Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia. Além de Santa Cruz, Goiás e Coritiba, que foram convidados.
Os mascotes dos times da Copa União de 1987
Os mascotes dos times da Copa União de 1987 - Foto: Reprodução/Redes Sociais/X

Através das redes sociais, o Bahia lamentou a morte de Ziraldo. A família não informou sobre o velório e sepultamento do desenhista e escritor.

🎥  A BNewsTV,  com a equipe do Arena BNews, vai transmitir neste domingo (07) o BaVi decisivo pelo Baianão 2024. Assista abaixo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp