Colunas / Fatos e Pitacos

Fatos e Pitacos: Ensaio da Timba supera expectativas

Reprodução
Coluna "Fatos e Pitacos - por Bruna Varjão" vai ao ar toda terça-feira  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/12/2021, às 07h00 - Atualizado às 08h00   Bruna Varjão


FacebookTwitterWhatsApp

Ensaio da Timba supera expectativas

Reconhecido por muitos como o melhor ensaio de verão de Salvador, a Timbalada voltou ao Candyall Guetho Square com a energia de sempre, mas trazendo um diferencial: segundo alguns timbaleiros que curtiram a festa, o controle da carteira de vacinação na entrada foi rigoroso. Os ingressos, com nome impresso, foram igualmente conferidos. Entre as “voltas no Guetto”, o tradicional banho de pipoca e as rodas de capoeira, só se via paz e alegria. Não houve uma confusão sequer. Além disso, os músicos começaram a se apresentar pontualmente às 18h e seguiram animando a galera por mais 1h30 após horário previsto para término. Brown, Buja e a reestreia de Denny superaram todas as expectativas.

A nova moda do Beach Tennis

O beach tennis promete ser o esporte revelação do verão 2022. Quem acorda cedo e logo se desloca para as quadras de areia ao ar livre se contagia com o astral praiano e segue para o trabalho revigorado. Os torneios em Salvador têm mobilizado uma galera que gosta de cuidar da saúde e preza pela competição saudável. Será uma moda passageira? Em tempo: a raquete não permite que o esporte seja democrático. Se quiser aderir ao BT, coce o bolso.

"Nota Oficial" do Sette

Após o cantor Jau e um amigo terem sido barrados na porta do restaurante Sette porque, segundo o dress code do estabelecimento, estavam vestidos inadequadamente, foi publicada uma nota explicando o ocorrido. O texto, em moldes jurídicos, faz uso de termos como "ocorre que", "vale esclarecer" e "vê-se claramente", o que distancia, ao invés de promover entendimento. Vale um toque: comunicação importa.

Boa vizinhança em Alphaville I

Moradores do Residencial Itapuã, no Alphaville I, criaram o "Boteco de Rua", grupo que confraterniza de tempos em tempos, estimulando a boa convivência no condomínio. Os encontros, iniciados em janeiro de 2020, reúnem cerca de 40 famílias. Segundo o ditado, "vizinho é o nosso parente mais próximo", e é esse o propósito: ter com quem contar. Diante da pandemia, os participantes voltaram a se reunir há pouco tempo. Exemplo para muitos.

O novo Andrezão

Soteropolitano, do Largo Dois de Julho, casado com Kari Araújo e pai de Mino Francisco, de 7 anos, André Simões, mais conhecido como Andrezão, atua como terapeuta junguiano, produtor artístico e comunicador. Essa é a primeira vez que ele fala depois de ter se afastado dos projetos da comunicação e da música, como o programa Roda Baiana, da Rádio Metrópole, e a gestão do Alavontê, hoje Mudei de Nome. Atualmente, se dedica ao consultório, aos estudos e aos novos projetos. Uma imersão digital sob o seu comando na área de produção artística é um deles. Para Andrezão, é difícil dizer qual das suas atuações profissionais melhor se identifica, mas admite: “As realizações voltadas para o teatro me deram uma perspectiva de ampliar o olhar sobre as coisas, esses saberes que hoje tenho.” Sobre Salvador, Andrezão dividiu uma visão importante ao brincar que o baiano adora listar os defeitos da cidade. “Salvador precisa de uma análise mais aprofundada. Precisa ainda avançar em consciência coletiva, reduzir essa desigualdade social absurda que é abissal." Durante a entrevista, Andrezão ainda ponderou sobre a pobreza da cidade e sobre a necessidade de assumirmos nossas vocações naturais, ocupando praças e espaços públicos através da arte, do esporte e convívio social. Segundo ele, é o que transforma o espírito de uma sociedade e reduz a violência. Ainda externou preocupação com os incentivos governamentais às empresas que investem em educação. E finalizou muito bem "Nós somos solares, somos ricos em possibilidades, mas somos muito pobres em transformar as impossibilidades."

"A gente não quer só comida"

O serviço de música ao vivo em bares e restaurantes de Salvador pode render intermináveis opiniões. Muitos acham que a cidade atende, mas a maioria diz que não. Uma verdade seja dita: as apresentações não atendem a todos os gostos. Agora veja, são tantas as variáveis que podem justificar essa escassez que é preciso avaliar. A conhecida resistência do soteropolitano em pagar o couvert artístico pode ser, muitas vezes, uma das causas. Avaliemos melhor.

Pra quem gosta de piano

Recebi a notícia de que é realizada no restaurante Casa de Tereza, da Chef Tereza Paim, uma apresentação musical de piano. O repertório, que gira em torno de MPB e clássicos internacionais, acontece às sextas e sábados, das 19h às 23h, e aos domingos, das 12h às 16h. O horário é flexível de acordo com o movimento do restaurante. Quero pra ontem!


E chegou Dezembro

Para você que ainda não iniciou os preparativos para as festividades de fim de ano, aí vão algumas dicas: tudo é possível na Av. Sete, inclusive artigos de decoração vendidos em grifes; não esqueçamos da economia circular - brechós, grupos de desapego, etc - muita coisa bacana; se o orçamento apertou, dê um livro. Opção boa e barata.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp