Colunas / Fatos e Pitacos

Fatos & Pitacos: câncer no intestino é uma preocupação na Bahia

Arquivo Pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 17/01/2023, às 08h40   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Câncer no intestino é uma preocupação na Bahia

.
Coloproctologista do Serviço Estadual de Oncologia (Cican), Glícia Abreu

Em menos de um mês, dois ídolos do futebol, Pelé e Roberto Dinamite, morreram, vítimas de câncer no intestino. Recentemente, a cantora Preta Gil também recebeu o diagnóstico de câncer colorretal (CCR). A coloproctologista do Serviço Estadual de Oncologia (Cican) Glícia Abreu explica que, apesar da falta de estudos mais recentes, o volume de casos é também uma preocupação na Bahia. Segundo uma publicação de 2014, o estado registrou um aumento da mortalidade causada por esse tipo de câncer no período de 1980 a 2012. Ela afirma que é fundamental fazer a prevenção para o câncer de intestino, pois a doença é tratável, na maioria dos casos.


Salvador já respira Carnaval

.
Salvador já está no clima da folia de Momo


Faltando cerca de um mês para o Carnaval, Salvador já está no clima da folia de Momo. Não só pelas festas de verão que animam a cidade, mas também pelas estruturas de camarotes que estão sendo montadas. No circuito Barra-Ondina, já é possível ver os trabalhos a todo vapor na altura do Clube Espanhol e na área próxima às ‘gordinhas’. Depois de dois anos sem os festejos de Carnaval, ver esse movimento tomando conta da cidade nos leva a ter cada vez mais certeza de que as coisas estão voltando ao seu lugar.

Deus ajuda quem (muito) cedo madruga? 


Atividades a partir das 5h se tornaram motivo de orgulho para compartilhar

Nas redes sociais, o início das atividades a partir das 5h se tornou motivo de orgulho para compartilhar. Mas, o que é certo afinal?  Muitas pessoas encaram como um lifestyle: incorporar o período de 5h às 7h todos os dias pode ser útil para aqueles que desejam realizar atividades com tranquilidade e se organizar física e mentalmente. Para muitos, entretanto, a vida noturna pode ser mais produtiva e criativa. Isso mostra que somos únicos nas diferentes formas de produzir e criar. O importante é ter consciência que tipo de cultura queremos levar, sempre mantendo os cuidados necessários, como as horas bem dormidas, seja pela manhã, seja pela noite. E contra a sociedade do desempenho, precisamos também ter a opção: 'Não vou ser produtivo hoje' – e tudo bem.

A importância da auto-recompensa


Com consciência de gasto e tempo, a auto-recompensa pode ser incorporada à rotina

Dar a si mesmo um pequeno mimo a cada dia é um impulso de alegria e motivação. O planejamento, nesses casos, não é necessário. Apenas deixe acontecer. Pode ser um cochilo de 15 minutos, uma roupa que você estava desejando ou uma simples massagem nos pés. Somos programados com a ideia de que auto-recompensa precisa ser um evento grande e raro, exclusivo para datas especiais ou momentos em que você cumpriu as suas metas. Com consciência de gasto e tempo, a auto-recompensa pode ser incorporada à rotina. Esse gesto faz você apreciar o valor de cada dia e entender que não existe conquista que não valha a pena celebrar.

O ambiente de trabalho nunca esteve tão diverso 

Formatos híbridos e o home office integral passam a fazer parte da rotina das empresas


O ambiente de trabalho está cada vez mais diverso. Profissionais de diferentes gerações se misturam em cargos operacionais, estratégicos e de liderança. Essa diferença, que pode ser etária, social ou mesmo cultural, naturalmente afeta o estilo de gestão. Hoje não há mais um padrão. Você pode encontrar empresas mais flexíveis, com lideranças mais jovens que seus subordinados, num processo de aprendizado mútuo entre a juventude e a experiência. Não há espaço para etarismo, capacitismo, machismo, racismo ou homofobia. Se vamos falar de regra, a maior delas é a inclusão. Além disso, cada vez mais, os formatos híbridos e o home office integral passam a fazer parte da rotina das empresas. O que era tendência já é realidade, porque o futuro é agora.

Nizan em Davos

Publicitário baiano está no Fórum Econômico Mundial

O publicitário baiano Nizan Guanaes está no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que esse ano traz como tema a cooperação num mundo fragmentado. Conforme escreveu Nizan nas suas redes sociais, o fórum discute o único caminho para um planeta fragmentado. "Política com 'P' maiúsculo, e não com 'p' minúsculo da polarização, que é a fragmentação radicalizada e destrutiva que vemos em quase toda a parte", compartilhou. O Fórum Econômico Mundial começou nesta segunda-feira (16) e segue até sexta (20). O que Nizan ressalta tem total consonância com o momento atual no Brasil, afinal, o mundo está de olho em nosso país. É preciso encontrar soluções para superar os desafios e trabalhar pela unificação e pacificação de um país ainda dividido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp