Colunas / Fatos e Pitacos

Fatos & Pitacos: O poder do foco

Divulgação
Coluna Fatos & Pitacos vai ao ar toda terça-feira no site BNews, por Bruna Varjão  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/03/2024, às 07h00   Bruna Varjão


FacebookTwitterWhatsApp

O poder do foco

Se tornar uma pessoa focada em uma sociedade hiperconectada e imediatista não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando a realidade para muitas é estar na correria, desempenhando o papel multitarefa. Mas como obter êxito diante das várias atividades e do bombardeio de estímulos que recebemos diariamente? Tomar decisões é usar o livre arbítrio e não deixar brechas para que nos tornemos um elemento de escolha do outro. Priorizar atividades essenciais é o ponto chave para não se sentir impotente e obter resultados satisfatórios.


“Acordo 4h30 para viver um momento meu, que vai me sustentar durante o dia”

.

Casada e mãe de dois filhos, a administradora de empresas, Paula Corrêa, de 36 anos, precisou estabelecer uma espécie de cronograma diário para cumprir todas as tarefas. "Acordo 4h30 para viver um momento meu, que vai sustentar meu estado de espírito durante o dia. Medito, escrevo e faço minhas atividades físicas. Me revezo com o marido ou com nossa rede de apoio para dar suporte às crianças", contou, pontuando que ainda destina tempo para cursar o quinto semestre de Psicologia. "No almoço, alterno entre ficar em casa com as crianças ou usar esse período para estudar", afirma.

Desapegar da organização idealizada e focar na organização possível também é um método eficaz. "Diferenciando o que é urgente e o que é importante, trazendo clareza aos prazos e quem ou o que será impactado com essa tarefa", ensina.

Longe de redes sociais, notificações de celulares, música e tvs, Paula garante ser adepta a recursos que a mantenha focada na atividade que estiver experimentando no momento. "Isso, naturalmente, impacta e melhora minha saúde mental. Delimitar nossos limites é ainda mais complexo para nós mulheres que fomos criadas para aceitar, servir, se adequar e ceder. Mas, sim, é possível e talvez seja o ponto de partida para alcançarmos uma organização e rotina mais sustentáveis”, avalia.

“Ou eu vivia ou eu agradava”

.

Para manter-se focada é necessário saber exatamente o que quer e quais são suas prioridades. Definindo metas, é preciso identificar os obstáculos e estabelecer limites para que eles sejam eliminados/bloqueados. "Ainda tenho um bom caminho, mas o autoconhecimento foi o primeiro passo para o meu crescimento. Muito importante para aprender que ou eu vivia ou eu agradava", conta Camilla Luz, 38 anos.

Para ela, que é advogada, mentora financeira e influencer da página no instagram @eucamillaluz, na qual ensina mulheres a construir foco e autonomia financeira todos os dias, estabelecer limites foi fundamental para proteger seu tempo contra aproveitadores e se libertar de elementos que a desviavam de seus objetivos. "Ser egoísta com sua evolução, se priorizar e se colocar como protagonista não é ruim", reforça.

“Encontrar prazer na rotina e nas tarefas obrigatórias é essencial”

.

Se é difícil se dividir entre as tarefas profissionais e pessoais, fazer isso em dois estados, ao mesmo tempo, é, definitivamente, desafiador. Aos 61 anos, a médica Maristela Machado, proprietária de uma empresa de gestão em saúde, atua na Bahia e em Pernambuco. Para driblar os "ladrões de tempo" e conseguir executar as tarefas diárias, ela conta que não há outro caminho além da disciplina. "Eu tenho disciplina em relação a tudo: meus horários de trabalho, refeições e atividade física. Então eu tento me organizar desta forma. Óbvio que viajando de um lugar para o outro de vez em quando isso se quebra, mas eu consigo manter alguma rotina", conta.

Para Maristela, encontrar prazer na rotina e nas tarefas obrigatórias é essencial para manter o foco. "O foco vem muito do compromisso e de gostar do que se faz. Eu acho relevante o que eu faço, então não me sinto forçada a fazer. Eu sei que tudo que faço tem um propósito, então não é difícil você manter o foco quando você tem essa provocação", disse.

Limitar o acesso às redes sociais, apontadas atualmente como as maiores 'ladras de tempo', é uma estratégia que pode ser essencial para melhor aproveitamento do tempo e manutenção do foco. "No Instagram, eu coloquei um bloqueio: eu só posso acessá-lo uma hora durante a semana e duas horas no máximo no final de semana. Ap[os isso ele fecha. Assim, eu já retorno para minhas atividades", conta. "A gente fica nas redes sociais buscando um alívio, um relaxamento que muitas vezes não é satisfatório. Aquilo não te relaxa. Aquilo te leva pra um outro lugar e te tira de onde você deve estar para resolver seus problemas", alerta.

”Focar no ’sim’ sempre foi mais vantajoso do que no ’não’”

.

Todo mundo já se flagrou deixando a mente se distrair em pensamentos ou navegando nas redes sociais. Segundo Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência emocional, normalmente uma pessoa fica distraída por mais de 40% do tempo quando lê um texto. No entanto, resistir a este impulso pode ser fundamental para o sucesso. Advogada e com o trabalho 100% remoto, Isabela Varjão, 25 anos, destaca a importância da disciplina para manter o foco e tocar as demandas, já que ela mesma estabelece seus horários e metas. "O foco precisa ser treinado e não é do dia para a noite que nos sentiremos mais focadas e com nossa saúde mental melhor. Temos que querer que isso aconteça e sempre estar em busca de técnicas para isso", explica.

Para conseguir concluir as demandas, Isabela conta que precisou desenvolver a capacidade de fazer escolhas, algo considerado essencial para evitar frustrações. "Diariamente, temos a sensação de que temos sempre muitas “abas” abertas no cérebro. É preciso escolher qual aba iremos focar. Então, mais do que acreditar na capacidade de dizer 'não', eu acredito nos 'sims' assertivos. Focar no que queremos de verdade fazer, pra mim, sempre foi mais vantajoso do que focar no que eu não devo fazer. Quando estou trabalhando, procuro não entrar no Instagram, não olho notificação de WhatsApp e nem escuto músicas. Faço de tudo para não ser bombardeada por uma enxurrada de estímulos", conta.

Multitarefa, mas com foco em qualidade de vida

.

Procuradora Federal, advogada, líder, esposa e mãe. Aos 42 anos, Larissa Rosier carrega a missão de se dividir em multitarefas. "Luto diariamente pra organizar o meu tempo da forma mais produtiva possível, pois preencho o gabarito da mulher atual: acumulo as funções do ser mulher, do cuidar de mim, da família, da saúde e do trabalho", desabafa.

Com todas as atividades diárias, Larissa se viu obrigada a elencar prioridades e fazer escolhas. "Procuro manter a disciplina. Escolho dormir cedo porque vou precisar acordar cedo. Me comprometo, diariamente, não só com o meu trabalho, mas com o funcionamento da equipe que trabalha comigo e me divido nas funções de mulher, de esposa, de mãe, cuidando da rotina da casa, e cuidando da rotina do filho, dando a estrutura para que as coisas funcionem da forma como precisam funcionar para a gente ter uma vida tranquila", conta.

Apesar da quantidade de tarefas, Larissa garante que lida bem com as demandas não finalizadas, pois tem como foco principal a qualidade de vida. "Eu tenho horários marcados, alguns compromissos e, a partir disso, programo o restante da semana. Para mim, isso funciona. A partir daí, eu consigo organizar onde eu posso ou não estar. Tem dias que eu cumpro todas as tarefas que são importantes e tem dias que não. Nem sempre eu consigo cumprir. Na verdade o meu foco é ter qualidade de vida. Esse é o meu parâmetro para fazer escolhas", afirma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp