Colunas / Fatos e Pitacos

Rotina acelerada: como se produzir da forma desejada?

Divulgação
Coluna Fatos & Pitacos vai ao ar toda terça-feira no site BNews, por Bruna Varjão  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/09/2023, às 05h30   Bruna Varjão


FacebookTwitterWhatsApp

Construindo o processo de autoconhecimento e autoimagem

.
“O processo de consultoria se torna também sobre
autoconhecimento e autoamor”

A consultora de estilo Camilla Lima tem um grande desafio no seu dia a dia profissional. Ela ajuda mulheres a entenderem sua essência e como querem ser percebidas pelo mundo. Isso envolve uma etapa investigativa da história de vida e estilo das clientes com elementos que compõem a sua imagem e comunicação. Camilla instiga a reflexão sobre como entender os anseios e nuances da identidade. “O processo de consultoria se torna também sobre autoconhecimento e autoamor”, afirma. O perfil de quem busca uma consultoria de estilo, conforme relata a profissional, é formado, geralmente, por quem está passando por mudanças significativas na vida. “O novo as deixam com inseguranças, ou, em alguns momentos, estão num resgate de se colocarem como prioridade e se cuidarem mais. A cliente, então, passa a se vestir para si, claro, levando em conta a adequação a cada ambiente. Mas, ela se torna verdadeira consigo e se sente bem colocando sua essência em primeiro plano”, conclui.

Hábitos que facilitam a escolha do look ideal

.
“Tudo que vai sendo praticado se torna um hábito”

Nesse processo, a consultora destaca que alguns hábitos podem facilitar a escolha do look ideal. “Tudo que vai sendo praticado se torna um hábito”, reforça. Entre as dicas que Camilla deixa, estão: criar uma pasta de referência e inspiração; planejar o look com antecedência; estar aberta a experimentar roupas e combinações porque, segundo ela, é experimentando que a gente se descobre. “Experimentar é uma ótima oportunidade, inclusive, de ir testando peças novas, tecidos, e combinações de cores”.

Rotina acelerada: como se produzir da forma desejada?

.
“O momento das escolhas nas compras é crucial, pois muitas vezes
é nesse momento que o erro acontece”

Uma das demandas mais comuns de Camilla Lima é a de clientes que buscam uma forma prática e rápida de se vestir, em meio à rotina corrida do dia a dia. “Para isso, o momento das escolhas nas compras é crucial, pois muitas vezes é nesse momento que o erro acontece”, alerta. A consultora explica que, ao comprar uma peça, é muito importante se atentar a qualidade, caimento, tecido e, principalmente, se a roupa te faz se sentir bem. “Comprar só pela promoção pode ser uma cilada”, afirma Camilla. “Um bom exercício antes de comprar uma peça é se perguntar se você a compraria caso não estivesse em promoção. Isso pode indicar se você realmente gostou da peça ou se só está levando porque ela está barata”, acrescenta. Outra dica da consultora é comprar peças que rendam, pelo menos, três looks diferentes. “Pense quais combinações podem ser feitas com a peça que você escolheu”. Além disso, ter itens básicos, de boa qualidade e peças atemporais também contribuem. “O guarda-roupa precisa ter mais peças lisas do que estampadas, para facilitar a conexão das peças”. E, por fim, acessórios. Não necessariamente muitos, mas com uma presença que possa transformar o look.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Funcionalidade e conforto

.
"Um guarda roupa funcional perpassa não só pela assertividade nas aquisições,
mas também na manutenção do que já se tem no armário"

Funcionalidade e conforto são as bases da consultoria prestada por Camilla Lima. “O resultado de um guarda roupa funcional perpassa não só pela assertividade nas aquisições, mas também na manutenção do que já se tem no armário”. Camilla orienta as clientes a fazer, de tempos em tempos, uma limpeza, para retirar o que não faz mais sentido e deixar o que, de fato, é usado no dia a dia. “Isso gera organização, que é tão necessária quando se trata do vestir”. Já o conforto, vem atrelado ao que possa dar movimento e bem-estar para a cliente. “É observar como a peça se encaixa no corpo, se está no tamanho certo, se essa mulher está se sentindo bem e feliz”. Mas, Camilla ressalta que, no processo de consultoria, é fundamental salientar que cada um tem uma prioridade de conforto. “Não existe regra pronta em que só existe conforto se estiver de tênis ou rasteira, ou até de moletom. Para muitas, calça jeans e salto alto são confortáveis. Varia de pessoa para pessoa”, afirma.

Inserir na rotina a prática do estilo

.
“Eu acredito que todas nós temos um tempo para nos priorizarmos.
É um bem que fazemos para nós mesmas"

Camilla traz uma reflexão sobre como inserir na rotina esse tempo dedicado a prática do estilo. “Uma dica muito fácil é fotografar seus looks e colocar numa pasta no celular. É um exercício que se aperfeiçoa com a prática”, garante. Para as rotinas mais aceleradas, a dica é escolher peças com tecidos que amassem pouco ou sejam rápidos de passar, a exemplo de algodão, viscose, poliéster. “É bom evitar também peças com dificuldades de vestir, com muitos botões e detalhes”. “Eu acredito que todas nós temos um tempo para nos priorizarmos. É um bem que fazemos para nós mesmas”, conclui Camilla.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp