Feriado

BNews Summer: como preparar uma ceia de Natal boa, bonita e barata

Reprodução/YouTube
O BNews Summer ouviu especialistas para te ajudar com estratégias de economia e substituições de alimentos na preparação da sua ceia natalina  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 22/12/2022, às 18h00   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O Natal costuma ser uma festa de mesa farta. No entanto, a inflação tem sido um obstáculo na hora de comprar os alimentos da ceia natalina. Os itens estão cada vez mais caros e o jantar pode ser responsável por consumir uma grande fatia das despesas de Natal. A Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fez um levantamento em que revela que os produtos sofreram um aumento médio de 18,48% em relação ao mesmo período do ano passado, tanto em Salvador quanto na Região Metropolitana. Em 2021, a média de aumento estava 11,7% mais caro, se comparado com 2020.

.

Diante desse cenário, o BNews Summer ouviu especialistas para te ajudar com estratégias de economia e substituições de alimentos na preparação da ceia. A nutricionista Lilian Cunha orienta sobre algumas dicas para preparar pratos com pouco dinheiro. Para ela, um dos passos mais importantes na hora de economizar é planejar tudo com antecedência.

“Sugiro fazer uma lista de compras, ter tudo anotado também ajuda muito”. A nutricionista começa orientando a substituição da principal proteína do menu: o peru. A ave, que costuma ter um preço bastante “salgado”, pode ser trocada pelo Chester ou até por frango assado. “Um fricassé de frango também cai muito bem e é supereconômico”, frisa.

Sobre os acompanhamentos, a nutricionista sugere a farofa, o salpicão de frango e o arroz “temperado”. “São opções mais em conta e que vão compor sua mesa super bem. Dê preferência às escolhas tradicionalmente brasileiras, capriche no preparo e na apresentação. Até mesmo uma batatinha assada no forno receberá elogios”, afirma Cunha.

Nutricionista Lilian Cunha

A escolha das bebidas também precisa ser cuidadosa para que haja economia. Se a opção for por vinhos, o ideal é buscar rótulos nacionais. Segundo a nutricionista, uma outra opção boa e barata para bebidas é a água saborizada. Para a apresentação, Cunha orienta servir em uma jarra de vidro. “Coloque água com pedaços de frutas dentro. Ficará chique e com custo baixo”, destaca.

As frutas também podem fazer a diferença na preparação das sobremesas. A dica de Cunha é um gelato de abacaxi ou aquele tradicional pavê de três camadas. Boas e baratas, as frutas ganham ainda espaço na ornamentação. “Monte um arranjo com frutas da época para decorar a mesa”, sugere a nutricionista.

Na casa da funcionária pública aposentada Maria Cristina Ferreira, 62 anos, o peru perderá espaço para os pratos com bacalhau e camarão. Ela e os três filhos alugaram uma casa na ilha e optaram por fazer a ceia do Natal regada à frutos do mar. “Será diferente e até mais gostoso. O peru é caro e nem tudo mundo gosta. Esse ano aqui vamos de peixes e mariscos. Comer camarão nunca esteve tão barato”, brinca a matriarca que irá preparar a ceia para 30 pessoas.

Imagem Pixabay

Como economizar - O economista e consultor financeiro Edísio Freire explica que o aumento de preços é a consequência da inflação. “Hoje com R$100 compramos determinados produtos, no próximo mês não conseguimos comprar a mesma quantidade de coisas por que estamos perdendo o poder de aquisição. Inevitavelmente, essa perda dificulta o comércio e nas compras do Natal o cenário também é esse”, disse.

Na opinião do especialista, o grande desafio é achar o equilíbrio entre o orçamento e o aumento dos preços. “Quanto mais próximo do Natal fica, mais encarecem os itens. A dica é ter a velha e boa criatividade para organizar o orçamento, fazer a pesquisa para comprar alguns alimentos em feiras livres que tem preços mais justos e pesquisar entre vários estabelecimentos, já que há grande variação entre um supermercado e outro”, diz.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Uma outra sugestão do especialista a é fazer uma ceia de adesão. “Em vez de cada um fazer uma ceia, junta todo mundo e cada um leva um prato, uma bebida. Assim fica mais em conta para todos”, destaca. Questionado sobre como preparar a ceia sem comprometer o orçamento, o economista lembra que a parcela do décimo terceiro salário, paga até o dia 20 de dezembro, é uma possibilidade a mais de investimento para os gastos de Natal. “Há quem deixe esse dinheiro exatamente para isso, despesas de final de ano, presentes, ceia, roupa, viagens. É uma boa forma de não colocar em risco o dinheiro das despesas fixas”, assinala.  

O BNews Summer selecionou algumas dicas que podem te ajudar a preparar a ceia. Confira:

Dica 1: primeiro passo é o definir orçamento

Definir um limite para o que pode gastar é essencial para poupar na ceia de Natal. Já é meio caminho andado para não gastar a mais do que cabe seu orçamento. Um truque é tentar pagar estas despesas com dinheiro para te certificar que não gastou o que não podia.

Dica 2: elaboração do menu para a ceia de Natal

Outro ponto importante nesta fase inicial de preparação da consoada de Natal é a elaboração do menu. São tantos pratos, que no final resume-se a mais despesa e requer mais trabalho. Por isso, tentar elaborar um menu que agrade a todos é o ideal.

Dica 3: aproveite as promoções

Fique atento às promoções e compre com antecedência tudo o que for possível como, por exemplo, bebidas, farinha, aletria ou ovos, ou seja, coisas que tendem a ser mais caras à medida que a data se aproxima. Outro aspeto importante que pode ajudar a poupar é comparar preços, normalmente, os supermercados lançam várias campanhas de Natal de forma a disputar a atenção do consumidor.

Dica 4: atenção aos excessos

Tente reduzir as quantidades de doces e sobremesas, visto que alimentos como o açúcar, óleo, farinha e ovos por exemplos aumentaram bastante os preços com a inflação. Por isso, aposta em dois ou três doces típicos e desta forma poupa dinheiro. É desnecessária uma mesa cheia de petiscos.

Dica 5: Se a família é grande, o ideal é dividir os custos. Cada um pode levar algo e assim contribuir para compor a ceia de Natal. Dividindo por todos, poupa-se tempo, trabalho, dinheiro e consegue-se uma ceia de natal fácil e barata.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp