Geral

Vargas Llosa ganha Nobel

Imagem Vargas Llosa ganha Nobel
Academia Sueca concede ao escritor o maior prêmio de Literatura  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/10/2010, às 11h31   Redação Bocao News


FacebookTwitterWhatsApp

Com mais de 30 romances, peças, ensaios, o escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos, foi o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7), pela Academia Sueca, em Estocolmo. O Nobel vem acompanhado de uma premiação em dinheiro de U$1,6 milhão (algo em torno de R$2,7).

De acordo com o presidente do comitê de literatura do Nobel, Peter Englund, o escritor ficou "muito comovido e entusiasmado" ao saber da escolha. Conforme comunicado, Vargas Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre  resistência, revolta e derrota individual". O reconhecimento do Nobel vem acompanhado de uma soma em dinheiro no valor de R$ 2,7 milhões.

Nascido em 28 de março 1936, em Arequipa, em família de classe média, Llosa viveu na Bolívia e em Lima antes de mudar-se para a Espanha onde estudou literatura. Sua obra já foi traduzida em mais de 20 línguas.

Ao lado do colombiano Garcia Marques, é considerado um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola. Entre suas principais obras estão Conversa na Catedral, A Casa Verde, Festa do Bode, os Cadernos de dom Rigoberto, A Guerra do Fim do Mundo, e o aclamado romance A Cidade e os Cachorros.

Ao longo da sua carreira, o escritor acumulou muitas outras premiações, como o Prémio Cervantes, em 1994, o Princípe das Astúrias de Letras Espanha, em 1986, Internacional de Novelas Rômulo Gallegos, em1967, Paz de Autores da Alemanha, em 1997, Planeta, em 1993.
Mario Vargas Llosa é professor da Universidade de Princeton, em Nova York. O premiado escritor desembarca no Brasil na próxima quinta-feira (14) para participar do evento Fronteiras do Pensamento, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Em 2009, o prêmio foi dado à escritora alemã Herta Müller, 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura. Em 2008, o Nobel de Literatura coube a Jean-Marie Gustave Le Clézio e em 2007, Doris Lessing.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp