Geral

Bahia vai sediar encontro Ibero-americano

Publicado em 29/05/2011, às 17h24   Redação Bocão News



Com a participação de 40 representantes de países ibero-americanos, foi decidido, em reunião da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), que Salvador será a sede, nos dias 18 e 19 de novembro deste ano, do encontro de países ibero-americanos, caribenhos e africanos para comemorar o Ano Internacional dos Afrodescendentes – 2011, conforme a resolução 64/169 da Organização das Nações Unidas (ONU). 
A reunião da Segib, realizada na sua sede, em Madrid (Espanha), no último dia 24, escolheu Salvador porque o Brasil foi considerado modelo de boas práticas compensatórias e de inclusão social da população afrodescendente.
O Brasil foi representado no encontro pelo ministro Silvio Albuquerque, chefe do Departamento de Temas Sociais do Itamaraty, e a Bahia, pelo secretário de Relações Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), Fernando Schmidt, que destacou o caráter deliberativo do evento programado para Salvador.
Segundo Schmidt, os participantes deliberaram realizar um encontro que não seja mais um levantamento de problemas, e sim um evento que aprove ações concretas para solução dos problemas. O ministro Silvio Albuquerque propôs a constituição de um fundo das nações ibero-americanas para auxiliar os países mais pobres na implementação de ações de inclusão.
Os objetivos da organização são auxiliar na preparação, coordenar e executar mandatos das Cúpulas de Chefes de Estado e de Governo, fortalecer a cooperação no marco da Conferência Ibero-americana, promover e estreitar vínculos históricos, culturais, sociais e econômicos entre os países ibero-americanos, reconhecendo e valorizando a diversidade entre seus povos, e contribuir para o fortalecimento e integração da Comunidade Ibero-americana, além de promover sua projeção internacional. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp