Geral

Sem apoio da prefeitura, universitários de Nova Redenção podem ficar sem moradia

Publicado em 17/01/2016, às 11h34   Cíntia Kelly (@cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp

Estudantes universitários da Residência Estudantil de Nova Redenção temem o fechamento da casa nos próximos dias. Distante de Salvador 503 quilômetros, Nova Redenção passa por problemas econômicos, como a maioria dos municípios.

No entanto, em contato com o Bocão News, os alunos revelam uma contradição. Enquanto 26 alunos estão prestes a perder a moradia enquanto se graduam em diversos cursos em instituições na capital baiana, o filho da prefeita ostenta riqueza nas redes sociais.

Mensalmente, a prefeitura gasta R$ 4,5 mil com aluguel e despesa de água, luz e alimentação. Segundo o estudante de direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ronilton Almeida, a proprietária da casa entregou aos alunos notificação extrajudicial para que o imóvel seja desocupado em três dias.

O site Bocão News tentou entrar em contato com a prefeita Ana Guadalupe, mas não obteve êxito.

Os estudantes já fizeram protesto pelas ruas de Nova Redenção e em Salvador e nada foi feito. Políticos de diversos partidos e o reitor da UFBA, João Salles, entraram na campanha #AREfica, mas o fechamento continua de pé.

“Ela alega que não tem dinheiro, mas o filho dela fica ostentando nas redes sociais”, indigna-se o estudante Ronilton Almeida.


Abaixo nota dos estudantes:

É com muita tristeza hoje a Casa dos Estudantes de Nova Redenção recebeu da proprietária do imóvel, dona Antônia Marival, uma notificação extrajudicial para DESOCUPAÇÃO DO IMÓVEL. O prazo que foi dado para o conjunto dos e das estudantes é de 20 de janeiro.

Pelo visto, a prefeitura segue a todo vapor para fazer cumprir a decisão de fechar as portas da casa dos estudantes de Nova Redenção - mesmo depois de tantas tentativas de dialogo, documentos levantados, mobilizações e manifestações de pais, mães e demais cidadãos de nova redenção favoráveis a manutenção da casa.
Então é isso prefeita? Sem nenhum diálogo ou assistência o encaminhamento é acabar com a Casa de Estudantes e a gente que se resolva para encontrar um amigo solidário para nos abrigar ou voltar para Nova Redenção e abandonar todos os sonhos e os anos de esforço que tivemos para finalmente entrar no ensino superior?
Nesse momento cobramos responsabilidade da prefeitura conosco e toda população de Nova Redenção. O direito de morar na Casa de Estudantes foi fruto de muita luta ao longo dos anos e é dessa gestão da prefeitura - assim como foi de outras gestões anteriores - a responsabilidade de garantir a nossa permanência na casa até concluirmos a graduação. A prefeitura criou em nós e em nossas famílias expectativa e, por isso, tem o dever de cumprir com esse direito adquirido pelo povo redençoense durante esses 17 anos de história de Casa de Estudantes.
Pedimos encarecidamente o apoio dos vereadores e da vereadora de nossa cidade, das figuras públicas e, sobretudo, da população da cidade. Necessitamos de ajuda para pressionar a prefeitura e barrar esse despejo que vai nos deixar sem ter para onde ir e impossibilitando, assim, a continuidade de nossos estudos.

Publicada no dia 16 de janeiro de 2016, às 16h58 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp