Geral

Jornal da Metrópole destaca disputa pela saúde pública

Publicado em 15/07/2011, às 13h17   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Conforme divulgado, na quinta-feira (14) pelo Bocão News, o Jornal da Metrópole destaca nesta sexta (15) a queda de braço entre estado e município pela gestão da saúde pública.

A matéria traz informações sobre a solicitação do secretário estadual da saúde (Sesab) Jorge Solla, que enviou ofício ao ministro da saúde Alexandre Padilha, com um pedido especial: que sejam transfe­ridos para a gestão estadual todos os hospitais públicos estaduais e fede­rais, além dos filan­trópicos Santo Antô­nio, Martagão Gesteira e Santa Izabel. Na prática, isso significa gerir R$ 599 milhões a mais – um incremento de 19% no orçamen­to do Estado. Atualmente, o SUS em Salvador é gerido exclusiva­mente pela Prefeitura.

O Município co­bra do Estado a prestação de contas dos recursos do SUS repassados, que não é feita há dois anos – o que pode jus­tificar o estrago nas contas da prefeitura e a dívida com as entidades filantrópicas, por isso a decisão do Estado em adotar tal medida.

Se o pedido for aprovado, o município não fiscalizará mais a verba federal e ficará com apenas R$ 329 milhões para investir no setor – cerca de 65% a menos. Já o Estado, terá plenos poderes para barganhas e investimentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp