Geral

Prefeitura diz que surto de Coqueluche está controlado em Feira

Imagem Prefeitura diz que surto de Coqueluche está controlado em Feira
Secretaria de Saúde notificou 85 casos da doença no município  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/08/2011, às 19h50   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Nos oito primeiros meses de 2011, foram notificados 85 casos e confirmados 48 de coqueluche em Feira de Santana. Porém, segundo a Secretaria de Saúde do município, o surto da doença, que atinge o sistema respiratório e é contagiosa, está controlado.  

"A Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) está empreendendo todas as ações necessárias para fazer o controle da coqueluche, realizando a investigação epidemiológica, o monitoramento dos casos, as coletas para serem enviadas ao Laboratório Central da Bahia (Lacen) e a quebra da cadeia de transmissão", garante a chefe da Viep, Janice Estrela.

Os números divulgados pelo prefeito Tarcízio Pimenta (foto) são de assustar quando comparados com o mesmo período do ano passado. Em 2010, foram notificados apenas oito casos, sendo todos descartados, até o mês de agosto.

De acordo com Estrela, o aumento considerável do número de casos revela a importância da vacinação das crianças, que representam o público mais acometido pela doença. "Existem vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) do município para as crianças menores de sete anos. É importante que os pais se preocupem em manter o cartão vacinal dos filhos atualizado, pois vacinar é prevenir", recomenda.

São sintomas característicos da doença tosses prolongadas e incontroláveis, que podem levar a criança a sufocar. O não tratamento da coqueluche pode gerar complicações como convulsões, pneumonias e até mesmo levar o paciente a óbito.   






Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp