Geral

Pituba, Barra e Comércio: os líderes em poluíção

Publicado em 31/10/2011, às 10h43   Redação Bocão News



Uma pesquisa feita em parceria entre a Secretaria municipal de Saúde  (SMS) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta os bairros da Pituba, Barra e Comércio como os mais poluídos de Salvador. O resultado ocorreu a partir de amostras retiradas de bromélias Barba de Velho (Tillandsia usneoides) posicionadas em sete pontos da cidade por 90 dias (45 no inverno e 45 no verão) nos anos de 2006 a 2008, que constatou que os locais apresentam altos índices de metais pesados no ar atmosférico.

Na Pituba foi registrado a maior concentração de chumbo entre todos os pontos pesquisados. Já na Barra, o cádmio e zinco lideram os mais altos índices de poluíção, enquanto que o Comércio se confirmou como zona de poluição intensa com elevado índice de cromo.


A origem das particulas encontradas e os efeitos na saúde da população são os alvos da segunda etapa da pesquisa. Mas apesar disso, o tipo de material localizado aponta que a principal fonte de poluição atmosférica na capital baiana é o trânsito.

De acordo com a investigação, "além da queima de combustíveis fósseis, principalmente o diesel e em segundo lugar a gasolina, essas substâncias estão presentes na composição do asfalto e de componentes do carro". Outras fontes apontadas são: construção civil, atividades industriais e incineração.


Informações do Correio



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp