Geral

Câmara federal comemora os 150 anos da CEF

Publicado em 04/11/2011, às 07h36   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara Federal realizará no próximo dia 21 sessão especial em comemoração aos 150 anos da CEF, que foi criada no dia 12 de janeiro de 1861 e desde então tem acompanhado as mudanças de regimes políticos e participado ativamente do processo de urbanização e industrialização do país.
Fundada por decreto de Dom Pedro II, a instituição surgiu com o nome de Caixa Econômica da Corte e, com após 70 anos de atividades, iniciou em 1931 as operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas, ano em que financiou a primeira compra de imóveis.

Três anos depois, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, com a consequente extinção das casas de prego operadas por particulares. Meio século mais tarde a CEF incorporou o Banco Nacional de Habitação e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. 
Hoje, tem posição consolidada no mercado como um banco de grande porte e principal agente das políticas públicas do governo federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp