Geral

Após ataques sofridos pelo BNews por casal Pimentel, Sinjorba declara apoio ao site

Divulgação
Na avaliação da entidade, é obrigação do poder público estimular a paz social e não incentivar o ódio  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/06/2019, às 16h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), presidido pela jornalista Marjorie da Silva Moura, emitiu neste domingo (30) uma nota de apoio aos jornalistas do BNews, após ataques sofridos pelo site em decorrência de uma matéria publicada sobre o embargo da prefeitura em relação ao uso de trio no Farol da Barra. O casal Alberto (PSL), secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), e Dayane Pimentel (PSL), deferiram ofensas contra o veículo.
"O material foi elaborado dentro das normas do jornalismo e da ética de, ao receber uma informação checar a veracidade da mesma e buscar dar voz aos envolvidos no fato. Desconhecendo as técnicas de apuração da atividade jornalística, as citadas autoridades atacaram através das redes sociais a mídia e os profissionais em dissonância com o que manda a Constituinte em seu capítulo 5o. que trata da liberdade de expressão", diz um trecho da nota.
Na avaliação da entidade, é obrigação do poder público estimular a paz social e não incentivar o ódio. "Cabe às autoridades, ainda, estimular a paz social e não criar instrumentos de ódio, seja por meio de comunicação convencional ou através de hashtags, mantendo assim o decoro e a sobriedade que estes cargos exigem", diz outro trecho do texto.
O caso
Na última sexta-feira (28), o BNews noticiou que a prefeitura, por meio da Semtel, havia embargado o uso do trio do MBL durante manifestação a favor do governo Bolsonaro, marcada para este domingo.
Após a publicação, comprovada por documentos e entrevistas, Alberto e Dayane Pimentel deferiram ataques contra o site por meio de publicações nas redes sociais. Desde então, vereadores, deputados e líderes políticos têm se posicionado contra a postura do PSL, e a favor da imprensa.
Confira abaixo nota do Sinjorba na íntegra:
Sinjorba apoia e presta solidariedade aos jornalistas do BNews
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas da Bahia Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) vem a público manifestar solidariedade e apoio ao jornalistas do site BNews cuja atividade está sendo atacada pelo secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer, Alberto Pimentel (PSL) e pela deputada estadual Dayane Pimentel (PSL) devido a reportagem "Prefeitura embarga trio do MBL-BA para manifestação em defesa de Moro na Barra", publicada no meio de comunicação, no último dia 28 de junho. O material foi elaborado dentro das normas do jornalismo e da ética de, ao receber uma informação checar a veracidade da mesma e buscar dar voz aos envolvidos no fato. Desconhecendo as técnicas de apuração da atividade jornalística, as citadas autoridades atacaram através das redes sociais a mídia e os profissionais em dissonância com o que manda a Constituinte em seu capítulo 5o. que trata da liberdade de expressão. Ao receber um cargo e um mandato público, o cidadão deve buscar informações sobre a legislação de seu país e não criar regras próprias de acordo com seus interesses pessoais. Cabe às autoridades, ainda, estimular a paz social e não criar instrumentos de ódio, seja por meio de comunicação convencional ou através de hashtags, mantendo assim o decoro e a sobriedade que estes cargos exigem.
Salvador, 30/06/2019.
Marjorie da Silva Moura

Presidente do Sinjorba

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp