Geral

Manifestação provoca congestionamento na Paralela

Imagem Manifestação provoca congestionamento na Paralela
Motoristas protestam contra ação de diretor da Agerba  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/11/2011, às 11h37   Alessandro Isabel




Mais de 600 veículos que atuam no sistema de transporte complementar em todo o estado da Bahia saíram em comboio pela Avenida Luís Viana Filho (Paralela), na manhã desta segunda-feira (21), provocando engarrafamento por toda a via – São Cristóvão/ Imbuí – no sentido Iguatemi. 
Segundo Adelmo Carneiro, representante da Associação de Cooperativas, Associações e Permissionárias dos Transportes Alternativos e Complementares do Estado da Bahia (Atac) “o motivo da manifestação são as multas, apreensões e ações realizadas pela Agerba - órgão responsável pela regulamentação dos transportes no estado -, que com pretende acabar com o transporte alternativo na Bahia e favorecer os empresários do ramo do transporte”.
Ainda segundo a Atac, os veículos seguirão até o Iguatemi e retornará pela Avenida Paralela, desta vez no sentido Lauro de Freitas, até a Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde um representante do governo deverá receber representantes da cooperativa.
“Não conseguimos entender porque a Lei 11.378, que regulamenta o transporte complementar no estado, não é validada. O diretor da Agerba, Eduardo Pessôa, está querendo beneficiar os empresários e desempregar mais de 5 mil pessoas", diz  Adelmo Carneiro.
A Agerba conseguiu derrubar na Justiça uma liminar conquistada pela Atac que proibia o órgão estadual de multar e apreender veículos irregulares associados à Associação. "Nós fazíamos blitz amparados pela lei. Há cerca de 15 dias, o Superior Tribunal de Justiça suspendeu essa liminar e agora podemos atuar normalmente", afirma o diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessôa.
Segundo o gestor, editais elaborados para colocar em prática a Lei Estadual 11.378, de fevereiro de 2009, foram rejeitados pelos trabalhadores e por esse motivo não foram colocados em prática. 

Pessôa prevê para terça-feira (22) uma publicação no Diário Oficial do Estado referente à regularização do transporte complementar no entorno de Santo Estevão/Feira de Santana. "Fizemos uma reunião na semana passada, juntamente com o Ministério Público, e vamos começar a regularizar o transporte nessa localidade", afirma.
Policiais militares e agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Translvador), estão tentando ordenar a ação dos motoristas para evitar mais congestionamento.

Nota da Transalvador:
A Transalvador informa que 300 condutores de veículos tipo Topic estão protestando contra a fiscalização da AGERBA e prometem parar a área do Iguatemi neste final de manhã de segunda-feira, 21.11.2011. 
A Transalvador recomenda AOS CONDUTORES QUE PUDEREM, que evitem a área do Iguatemi e adjacências nas próximas horas, pois as retenções de trânsito prometem ser enormes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp