Geral

Ópera brasileira em Homenagem à Irmã Dulce será apresentada em Roma

Divulgação
Solenidade acontecerá um dia antes da canonização da freira  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/09/2019, às 16h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Roma receberá pela primeira vez a apresentação da ópera composta por um brasileiro, o maestro e compositor Roberto Laborda, em homenagem à Irmã Dulce. A ópera será representada em um concerto na Sala Palestrina, no Palazzo Pamphili (local da Embaixada Brasileira em Roma) durante uma cerimônia que contará com convidados ilustres. A solenidade acontecerá no dia 12 de outubro, um dia antes da canonização da freira, no Vaticano.

A ópera está dividida em dois atos e gira em torno da luta de Irmã Dulce para fundar as famosas Obras Sociais. Tudo começa quando ela leva doentes que recolhia nas ruas de Salvador para casas na Ilha dos Ratos, localidade que surgiu na comunidade pobre de Alagados. A obra narra toda a trajetória de Dulce dos Pobres: desde a peregrinação pelos locais da cidade, em busca de abrigo para os doentes pobres à instalação deles em um galinheiro do Convento do Carmo, o local pode ser visitado ainda hoje, pois foi transformado em um Memorial. A ópera conta a dificuldade em criar o Hospital que deu origem às Obras Sociais.

A história é permeada por um romance entre a moradora de rua Gabriela Do Rio Vermelho (Sílva Sabater) e o nobre Barão Lanat (Carlos Arturo Gómez). O relacionamento dos dois simboliza a mistura social e cultural do povo brasileiro, em especial o baiano e leva à mensagem final de que o amor vence tudo. Os personagens passeiam por toda a capital baiana, desde a Cidade Baixa às ruas do Centro Histórico, o famoso Pelourinho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp