Geral

Vice-presidente da AMA explica transtornos causados por barulho de fogos em pessoas com autismo

Divulgação
Apresentador fez um pedido para que as pessoas não soltassem fogos com estampidos na virada do ano por causa das pessoas com autismo   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/01/2020, às 19h27   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Marcos Mion fez um pedido através das redes sociais, nesta terça-feira (31), para que as pessoas não soltassem fogos de artificio barulhentos na virada do ano. O post, divulgado em seu Twitter, já contava com mais de 3,5 mil compartilhamentos e 11,9 mil curtidas em cerca de 12 horas no ar. Nos comentários, muitos apoiaram a opinião de Mion.

Na publicação, o apresentador, que é pai de Romeu, um menino com transtorno do espectro autista, disse que é preciso "pensar em todos os autistas que entram em crise com o barulho" e "em todos os animais que entram numa espiral de pânico".

De acordo com o vice-presidente Associação de Amigos do Autista da Bahia (da AMA-BA), Leonardo Martinez, ao contrário do que muitos pensam, o barulho oriundo de fogos com estampidos não causa apenas um simples incômodo para as pessoas com transtorno do espectro autista.

“O uso de fogos de artifício é uma questão muito delicada e que merece atenção da sociedade. Primeiro é importante ressaltar que muitas pessoas com autismo possuem o que chamamos de hipersensibilidade auditiva, ou seja, não é um simples incômodo, trata-se na verdade de uma questão sensorial que traz profundos transtornos para essas pessoas, inclusive crianças”, afirmou.

Ainda segundo Martinez, as pessoas com que possui essa dificuldade sensorial estão suscetíveis a surtos psicóticos, ataques cardíacos e muitas vezes precisam ser medicadas, internadas e até sedadas em casos mais severos. “Elas ficam muito agitadas e muitas vezes se auto lesionam ou se machucam, também por questões sensoriais eles não aceitam uso de tampões ou acessórios que diminuam o impacto auditivo, não é “mimimi” dos pais e familiares, é sério”, explicou.

Um Projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores que proíbe a utilização de fogos com estampido em Salvador foi encaminhado para o prefeito ACM Neto. “Temos fé que o Prefeito ACM Neto será sensível e sancionará e tornará Lei também aqui em Salvador”.

Apenas os vereadores Alexandre Aleluia (DEM) e Sidininho (Podemos) votaram contra o projeto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp