Geral

Comunidade quilombola protesta contra a Marinha na Bahia

Publicado em 03/01/2012, às 09h06   Redação Bocão News



Cerca de 50 moradores da comunidade quilombola Rio dos Macacos, localizada na região, protestaram na manhã de segunda-feira (2) em frente a uma das entradas da base naval de Aratu, em Salvador, onde a presidente Dilma Rousseff descansa desde o dia 26 de dezembro.
Segundo nota publicada no jornal Folha, os manifestantes querem que Dilma interceda em um conflito entre a comunidade e a Marinha, envolvendo a ocupação de uma área de terra. Segundo eles, os militares querem expulsá-los de um local onde descendentes de escravos vivem há cerca de 200 anos.
Ainda de acordo com a Folha, no local, além das casas dos cerca de 500 moradores, foi erguida uma vila militar de acesso restrito. Os manifestantes dizem que os militares agridem os moradores e impedem a implantação de serviços de infraestrutura, como água e energia elétrica.
Durante o protesto, os moradores dançaram com um bumba-meu-boi e exibiram faixas com frases como "Vai permitir isso presidenta?".
Por e-mail, a Folha solicitou informações sobre o caso ao centro de comunicação social da Marinha, mas ainda não obteve resposta. Dilma não aparece em público desde o dia 27 de dezembro. 
Segundo informações extraoficiais, a estimativa é de Dilma possa voltar para Brasília nesta primeira semana de janeiro. Seu período de férias vai até o dia 10.

Nota publicada às 7h15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp