Geral

Usuários de aplicativo devem apresentar documento de identificação para garantir segurança de motoristas

Divulgação
Para cada passageiro, que desejar iniciar uma viagem com pagamento em dinheiro, a plataforma vai solicitar a apresentação de um documento  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/09/2020, às 16h41   Yasmim Barreto



Durante o evento Uber Destino 2020, realizado em uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (3), foram anunciadas algumas ferramentas que visam garantir a segurança de usuários, motoristas e entregadores. Segundo Erik Theuer, um dos lançamentos é a checagem de documentos de identificação dos usuários, que deve funcionar nas próximas semanas, inicialmente para algumas cidades do Brasil.

Para cada passageiro, que desejar iniciar uma viagem com pagamento em dinheiro, a plataforma vai solicitar a apresentação de um documento para que seja realizada a checagem da identidade do usuário.

“Bom eu não tenho cartão de crédito e quero pagar em dinheiro, Aí o aplicativo vai me pedir para escanear meu RG, sendo feito, ele checa no banco de dados e agora eu já posso prosseguir fazendo uma viagem em dinheiro”, explicou.  

Entretanto, caso o usuário não mostre um documento válido, será impedido de realizar a viagem. A ferramenta de checagem da identificação já está em vigor para motoristas.  

Além disso, em casos de problemas, durante as corridas, tanto motoristas quanto usuários poderão gravar áudio, dentro da plataforma, e utilizá-lo para possíveis denúncias. De acordo com Erik, é criptografado e garante segurança e privacidade para as pessoas que utilizarem. 

“Você tem pleno controle sobre em relação a gravação, ou seja, pode optar em gravar, quando inicia ou quando termina, está 100% em suas mãos e o app sempre mostra se tá sendo gravada ou não. Um segundo ponto é criptografia, que significa que nem você, nem a Uber, nem a pessoa que você viajou tem acesso a esse áudio, somente se você decidir enviar isso pra Uber e aí só após isso o arquivo vai ser descriptografado e alguém vai poder ter acesso ao seu conteúdo”, completou.  

Ajuda 2.0 

Ainda pensando em manter um ambiente mais seguro para motoristas e usuários, a plataforma reformulou a ferramenta Ajuda 1.0, que agora se chama Ajuda 2.0, que alerta quando há viagens paradas em um destino diferente do que foi informado no momento da solicitação da corrida. 

“Além de paradas inesperadas, nós vamos detectar se sua viagem está sendo finalizada no local correto. E para os nossos motoristas? A mesma coisa, assim que terminar a viagem”, ressaltou Erik.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp