Geral

Grupo Gay da Bahia celebra 41 anos de existência neste domingo

Divulgação/GGB
Criado pelo antropólogo Luiz Mott, o grupo foi o primeiro a possuir uma personalidade jurídica no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação/GGB

Publicado em 28/02/2021, às 16h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Fundado em 28 de fevereiro de 1980, o Grupo Gay da Bahia (GGB) completa 41 anos de existênia neste domingo (28). Criado pelo antropólogo Luiz Mott, o grupo foi o primeiro a possuir uma personalidade jurídica no Brasil, conseguida através de liminar expedida pelo Judiciário da Bahia.

O GGB Foi também o primeiro grupo, na Bahia, a combater o preconceito e discriminação, que hoje chamamos de Lgbtifobia. O grupo é referência na prevenção do HIV e AIDS, desenvolvendo campanhas de educação e prevenção, inclusive junto a várias casas a outras populações, assim como divulgando o “Safe Sex” com uso do preservativo. Nos anos 90, começou a denunciar as mortes relacionadas ao preconceito.

O relatório anual de crimes contra homossexuais do GGB se tornou uma referência internacional para a imprensa, OEA, ONU e governos, inclusive dos Estados Unidos, Bill Clinton e Obama.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp