Geral

Salvador ocupa ranking das piores calçadas do Brasil, aponta pesquisa

Imagem Salvador ocupa ranking das piores calçadas do Brasil, aponta pesquisa
Os espaços são ocupados em sua maioria por ambulantes. Pedestre é obrigado a caminhar pelas ruas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/04/2012, às 10h28   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A situação das calçadas em Salvador está entre as piores do Brasil, é o que revelou um estudo divulgado na manhã de quinta-feira (26), pelo portal Mobilize Brasil, movimento em prol da mobilidade urbana sustentável. De acordo com o levantamento intitulado "Calçadas do Brasil", das 12 cidades pesquisadas, a capital baiana teve a terceira pior nota 4,61. Manaus lidera o ranking com 3,6, seguida por Rio de Janeiro com 4,5.

Segundo a pesquisa, quatro calçadas de Salvador encabeça a lista. São elas: Ladeira da Fonte, próximo à Arena Fonte Nova (0,25), Rua Régis Pacheco, Uruguai (0,63) e avenidas Vasco da Gama (1,13) e Afrânio Peixoto (1,25). Em contrapartida, o recém-reformado calçadão da Barra recebeu avaliação máxima em todos os quesitos.

Em Salvador, o espaço público é ocupado por ambulantes, que tentam driblar o desemprego. Por outro lado, o pedestre é obrigado a circular pelas ruas.

Ao todo, foram avaliadas 102 calçadas, a partir de oito critérios: irregularidades no piso, largura mínima de 1,20 m, conforme norma ABNT, degraus que dificultam a circulação, outros obstáculos, como postes, telefones públicos, lixeiras, bancas de ambulantes e de jornais, entulhos etc, existência de rampas de acessibilidade, iluminação adequada da calçada, sinalização para pedestres, paisagismo para proteção e conforto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp