Geral

Lavanderia hospitalar Super Lave é interditada pela Vigilância Sanitária

Imagem  Lavanderia hospitalar Super Lave é interditada pela Vigilância Sanitária
Toalhas e lençóis lavados indevidamente oferecem riscos de contaminação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/05/2012, às 15h50   Redação Bocão News



A lavanderia hospitalar Super Lave, localizada na Rua Barão de Cotegipe, Calçada, foi interditada pela Vigilância Sanitária, por apresentar diversas irregularidades incluindo precárias condições de higiene e estrutura inadequada. A informação foi divulgada à imprensa na tarde desta terça-feira (15), pela Secretaria de Saíde do Município (SMS).
De acordo com a Chefe de Vigilância do Distrito Sanitário de Itapagipe, Suely Monteiro, foram encontradas no estabelecimento, toalhas e roupas de hospitais, clínicas e hotéis lavadas e armazenadas de forma inadequada e mal processadas. “Essas condições representam grave ameaça à saúde de pacientes e clientes utilizam as roupas de cama e toalhas das empresas contratantes da lavanderia”, alerta Suely.
Se os cuidados com a higiene não forem priorizados, as chances de contaminação são enormes. Nos hotéis, por exemplo, lençóis e toalhas podem guardar grande quantidade de vírus, que podem gerar desde problemas mais simples como a candidíase, doença provocada por fungo, até os mais sérios como o HPV, doença sexualmente transmissível causada pelo Papilomavírus Humano (HPV). Nas clínicas e hospitais, apesar da roupa suja possuir grande número de microorganismos patogênicos, o risco de transmissão de doenças é praticamente inexistente se ela for corretamente manipulada e processada, não possuindo papel relevante na cadeia epidemiológica das infecções hospitalares. Alguns estudos apontam a roupa hospitalar como provável fonte de infecção, mas em todos os casos relatados as principais medidas de controle foram negligenciadas.
Os fiscais da Vigilância Sanitária foram à lavanderia após o recebimento de denúncia. A primeira fiscalização foi realizada na última quarta-feira (09). Dois dias depois, descumprindo a determinação de interdição, a lavanderia retomou as atividades durante as madrugadas, gerando um segundo auto de infração, o que também pode acarretar em multa. Mesmo com o alvará de saúde ainda dentro do prazo de validade, o estabelecimento ficará fechado até que seja regularizada a situação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp