Geral

Salvador é a terceira cidade com mais pessoas sem religião

Publicado em 23/09/2012, às 16h35   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



De acordo com dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Salvador é a terceira capital do Brasil com maior número de pessoas que se declaram sem religião.

No ano de 2000, eram cerca de 443 mil. Após 10 anos, o número subiu para 471 mil, o que corresponde a 17,64% da população da capital e a um crescimento de 6,4%. Salvador está atrás apenas de São Paulo, que ocupa o primeiro lugar com cerca de 965 mil pessoas e Rio de Janeiro, com 792 mil.

Em entrevista ao Jornal A Tarde, o antropólogo Ordep Serra acredita que o índice não indica necessariamente a falta de religiosidade por parte dos entrevistados.  “Muitas pessoas preferem dizer que não têm religião. Outras, até fazem parte de alguma prática religiosa, mas não querem ter o compromisso de declarar fidelidade a esta determinada crença”, explicou.

Evangélicos

Ainda de acordo com pesquisa do IBGE, Salvador conta com 524 mil pessoas que se declaram evangélicas, deixando a capital baiana em quarto lugar na lista de cidades  com mais adeptos da religião.

Na Bahia, o número total corresponde a 2,4 milhões de evangélicos. Com esse número, o Estado é o quarto maior do País, em número de evangélicos, ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A religião engloba 26 denominações, segundo o instituto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp