Geral

45% das mulheres já tiveram corpo tocado sem consentimento, aponta Ipec

Elza Fiúza/Agência Brasil
Pesquisa do Ipec apontou ainda que apenas 5% dos homens admitem a prática  |   Bnews - Divulgação Elza Fiúza/Agência Brasil

Publicado em 12/09/2022, às 14h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

45% das mulheres no Brasil já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público e, no entanto, apenas 5% dos homens admitem a prática. Os dados são apontados por uma pesquisa inédita realizada este ano pelo Ipec e o Instituto Patrícia Galvão, com apoio da Uber, cujo material foi obtido pelo site g1.

Segundo o estudo, sobre práticas invasivas, como assédio, persegução e importunação sexual, 41% das mulheres brasileiras já foram xingadas ou agredidas apenas por dizerem "não" a uma pessoa que estava interessada nelas, 32% afirmaram ter passado por situação de importunação ou assédio sexual no transporte público e 31% declararam que já sofreram tentativa ou abuso sexual.

Em contrapartida, em relação aos homens, nenhum deles reconheceu que praticou importunação ou assédio sexual no transporte público.

Intitulado "Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas", o estudo entrevistou 1.200 pessoas em todo território nacional, 800 homens e 400 mulheres, entre 21 de julho e 1º de agosto, todos maiores de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp