Geral

Salvador lança campanha nacional de luta contra a Aids

Publicado em 01/12/2012, às 09h39   Redação Bocão News



Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1° de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde participa do lançamento nacional da campanha de prevenção contra o HIV, sífilis e hepatites virais. No sábado (1), o Ministro da Saúde Alexandre Padilha vem à cidade para divulgar a realização da testagem rápida de detecção de HIV/Aids, na Unidade de Saúde da Família Candeal Pequeno, a partir das 11 horas.

Ele reforçará para a população que o procedimento é seguro, sigiloso e está disponível em toda a rede pública de saúde. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido fica pronto em 20 minutos. A ação faz parte do projeto Fique Sabendo, direcionada à ampliação do diagnóstico precoce de Aids em todo o território nacional. Dados do Ministério mostram que, das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil, cerca de 135 mil não sabem que têm o vírus da Aids.

Aqueles que tiverem o diagnóstico confirmado receberão orientações dos profissionais de saúde sobre a doença e serão agendados para atendimento especializado e acompanhamento multidisciplinar nas unidades de referência no município. Desde 1984, a capital baiana já registrou mais de 7 mil casos de Aids.

Participam da ação ainda, o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério, Dirceu Greco, e os secretários estadual e municipal da saúde, Jorge Solla e Tatiana Paraíso, respectivamente. O objetivo é despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a reflexão sobre a Aids pela sociedade.

Anteriormente, haverá uma cerimônia de abertura, às 10h, na Associação Pracatum Ação Social, no Candeal. A solenidade irá contar com a presença do músico, e presidente da associação comunitária, Carlinhos Brown, do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro e do governador da Bahia, Jaques Wagner. Durante a cerimônia, o ministro da Saúde irá lançar o Boletim Epidemiológico Aids 2012, documento com os dados atualizados anualmente sobre a situação da epidemia do país, além de realizar as premiações do Concurso Cultural de Hepatites Virais para Manicures e Tatuadores e do Festival Internacional de Humor em DST e Aids.

No fim da tarde, às 17h, na Praça Wilson Lins na Pituba, haverá um grande show com artistas de renome nacional e local de diversos ritmos, como Toni Garrido, Paulo Miklos, Lazzo, Márcia Short, Luis Caldas, Magary e os forrozeiros  Zelito Miranda, Adelmario Coelho, Targino Gondim.


Matéria publicada dia 30 às 6h23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp