Geral

Banco do Brasil, Itaú, Caixa e HSBC são autuados pelo Codecon

Imagem Banco do Brasil, Itaú, Caixa e HSBC são autuados pelo Codecon
Empresas desrespeitaram Lei que regula espera nas filas dos caixas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/04/2013, às 12h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Treze agências bancárias foram autuadas em Salvador desde o começo de 2013 pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor. O motivo foi o descumprimento do tempo máximo de atendimento aos clientes.

As infrações foram constatadas nas agências do Banco Itaú, Caminho de Areia, Calçada, Fazenda Grande e Itapuã, Caixa Econômica Federal, em Itapuã (3), São Caetano, Banco do Brasil, em Itapuã e Comércio e HSBC, em duas agências localizadas na Avenida Manoel Dias da Silva. A agência do Banco Itaú, no Caminho de Areia, foi notificada por não fornecer senhas impressas com os horários.

O que diz a Lei

Vale lembrar, que aLei 5.978/2001 regula o tempo de atendimento aos bancos. Segundo ela, “o tempo de espera no setor dos caixas, é de 15 minutos em dias normais, inclusive de pagamentos a funcionários públicos municipais, estaduais, federais, e, de até 25 minutos, em véspera ou após feriados prolongados. A contagem é iniciada quando o cliente estiver na fila do caixa para atendimento bancário. Para efeito de controle do tempo, os estabelecimentos bancários deverão fornecer senhas, onde constarão impressos os horários de recebimento e atendimento junto aos caixas. Os bancos são obrigados a distribuir senhas na entrada e deverão informar o horário que terminou o atendimento”.

Denúncias


 As denúncias poderão ser efetuadas através telefones 156 e 3203-3417 (Codecon).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp