Geral

Entidades carnavalescas e Comissão do Carnaval podem chegar a consenso

Publicado em 13/09/2013, às 10h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na audiência realizada ontem (12), no Ministério Público da Bahia, entre entidades carnavalescas e a Comissão Especial do Carnaval da Câmara de Vereadores, foi decidido que, em dez dias, os membros da comissão, a pedido da promotora Rita Tourinho, irão avaliar a proposta de manutenção e inclusão de entidades históricas e tradicionais no Conselho Municipal do Carnaval (Concar) e exclusão de segmentos privados pertencentes ao mesmo grupo econômico.

Segundo as entidades carnavalescas, a Associação Baiana de Camarotes, a Empresa de Som, Iluminação e Montadoras, a Associação Brasileira de Entretenimento e a Associação Baiana do Mercado Publicitário já estão devidamente representadas pela Associação Baiana dos Blocos e Trios (ABT) no Concar. No fim desse prazo, deve acontecer a votação de segundo turno da Lei Orgânica do Carnaval na Câmara Municipal.  
A celeuma levada ao Ministério Público foi motivada pela insatisfação de diversos setores e entidades carnavalescas que se sentiram prejudicados pela indicação de reforma da composição do Concar feita pela Comissão Especial do Carnaval, em que uns seriam alijados e outros extintos do órgão gestor da festa. Um iminente acordo só surgiu após as entidades entrarem com representação no MP para que fossem apuradas as razões que levaram a Comissão Especial a mexer na composição de um órgão de gestão e deliberação pública privilegiando segmentos exclusivamente privados, que não têm caráter de gestores públicos, mas só visam o lucro do evento.  
Estavam presentes representantes de clubes sociais, de blocos afros e artistas independentes, como Gerônimo e Laurinha Arantes. Eles torcem para que os membros da Comissão Especial do Carnaval tenham bom senso e acatem a prerrogativa apontada pela promotora Rita Tourinho, inclusive a reintegração da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no Concar, cuja importância para o carnaval de Salvador foi atestada de forma unânime.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp