Geral

Briga de cachorro grande

Publicado em 02/02/2011, às 16h28   Redação Bocão News e Estadão


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta terça-feira (01), a coluna Radar Tecnológico, do Estadão, revelou que a Google moveu ação na Justiça dos Estados Unidos acusado a Microsoft de plágio.

Entenda o caso:

O Google possui um sistema de busca baseado num algoritmo patenteado chamado Page Rank – que nada tem a ver com página (Page), mas com o nome do criador Larry Page (atual CEO da Google).

Esse algoritmo faz um cálculo de “popularidade de cada página” através dos links destinados a ela. Uma explicação mais detalhada – incluindo os cálculos – pode ser vista aqui.

Sim, é complicado. Mas no final das contas, o buscador te mostra um ranking com as páginas do assunto que você procura.

Onde está o plágio?

Segundo Singhal, que foi um dos desenvolvedores do algoritmo do Google, a Microsoft estaria colocando uma opção durante a instalação da barra de buscas no Internet Explorer.

Essa opção (opt-in) autorizaria a dona do Bing a consultar o histórico de navegação, de modo “melhorar seus serviços”. Mas, no fundo, tal consulta puxaria exatamente os resultados iniciais do Google, ou seja, o principal resultado do ranking.

Para comprovar, Signhal alega que a empresa criou em Dezembro termos indecifráveis e estabeleceu manualmente links para eles para controlar a busca pelo Google. Depois, cerca de 20 funcionários realizaram a mesma busca com o Bing e o resultado foi exatamente o mesmo. Estranho, não?


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp