Geral

Verão traz 6,6 milhões de turistas para a Bahia

Publicado em 09/02/2011, às 08h49   Liz Silveira



Na Bahia, verão é época de tirar férias, ir à praia, freqüentar os ensaios das bandas de axé e se preparar para o carnaval. Certo?  Exato, principalmente para os 6,6 milhões turistas que vêm desfrutar da estação mais quente do ano na terra do acarajé, segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-Ba). Muitos conterrâneos, porém, aproveitam para faturar algum dinheiro extra e tirar proveito desse momento crucial para a economia do Estado e dos cerca de 200 mil empregos temporais gerados.

Dos brasileiros que chegam para curtir a capital, a maioria é formada por paulistas (29,4%), cariocas (18,4%), mineiros (7,5%), brasilienses (7,6%) e os próprios baianos, que saem do interior para  Salvador (10%).

Quando se pensa em carnaval, os números são ainda mais cintilantes. De acordo com a Setur, só em Salvador, desembarcarão 550 mil turistas. Estima-se que 65% deles virão de avião e cerca de 24 mil chegarão de cruzeiro marítimo para aproveitar a folia de rua. Vale lembrar que o gasto médio de um visitante nessa ápoca, incluindo alimentação, estada  e transporte, é de R$1017,00.

Ocupações
É época de vacas gordas para os proprietários de pousadas e hotéis. Em Salvador, 83% já estão reservados para o Carnaval. Em Porto Seguro e no Litoral Norte do Estado, o número chega a 90%. A farra em Morro de São Paulo também não irá desapontar a quem pretende desfrutar de praias e cenários paradisíacos, já que, 80% dos alojamentos já têm carta marcada. Na Chapada Diamantina, a média é 60%. Melhor correr.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp