Geral

Estacionamento trava novo Aeroclube e provoca protesto de moradores

Imagem Estacionamento trava novo Aeroclube e provoca protesto de moradores
Grupo promoveu manifestação em frente ao Ministério Público, em Nazaré  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/02/2014, às 06h39   Redação Bocão News (twitter: bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Cerca de 50 moradores da Boca do Rio protestaram em frente ao prédio do Ministério Público da Bahia (MP/BA), no bairro de Nazaré, em Salvador. O grupo solicitava audiência com a promotora Hortência Gomes, do núcleo de Habitação e Urbanismo.

De acordo com Claudinei Caneta, presidente da Associação de Moradores da Boca do Rio, o MP solicitou da prefeitura de Salvador um projeto onde o estacionamento do novo empreendimento não ocupe muito espaço na área, considerada nobre na capital baiana. “Estamos sensíveis com o pedido da promotora, mas não aguentamos mais tantas ações que fazem com que o Aeroclube não saia do papel. Enquanto isso, aquele elefante branco permanece lá, sem nenhuma serventia para a população”, disse Caneta.

Para Frank Cerqueira, que atua como líder comunitário em Pituaçu, a ação do MP pode mais uma vez travar a reconstrução do espaço. “Moramos no bairro próximo ao Aeroclube e também temos interesse em ter um shopping moderno próximo. Existe a contrapartida da empresa em construir o Parque Atlântico, que vai ser uma área de lazer que nunca tivemos”.


A promotora Hortência Gomes atendeu os moradores e explicou o motivo da solicitação de revisão do projeto. “Nós não queremos que a área do parque seja ocupada todo por estacionamento ao ar livre. Ocupa muito espaço. O estacionamento pode ser subterrâneo, mas já fomos informados que o valor é muito alto e fica inviável. Tem que ter uma solução para que aquela área seja utilizada em prol da população e não para o empresariado”.

Os moradores deixara a sede do MP e prometeram realizar uma reunião para definição do que deverá ser feito. “Vamos conversar com as lideranças para saber qual deverá ser o próximo passo. Vamos ver o que vamos fazer”, afirmou Caneta em entrevista para o Bocão News.


O projeto do novo Aeroclube e do Parque Atlântico foi apresentado no dia 27 de janeiro em cerimônia que aconteceu no auditório do Hotel Sheraton da Bahia, localizado no bairro do Campo Grande. A obra segue sob responsabilidade do Consórcio Parques Urbanos.

O projeto recebe um investimento de mais de R$ 200 milhões e tem como contrapartida a construção do Parque dos Ventos, em uma área correspondente a 50% do terreno. O parque, que é encarado pelo prefeito ACM Neto (DEM) como o novo ponto turístico da cidade, contará com área de lazer e será integrado ao novo projeto de revitalização da orla.

O novo Parque Atlântico vai contar com anfiteatro, quadras de vôlei de praia, pistas de skates, mirantes, esculturas em forma de dunas, além de ciclovias. O Shopping Bosque será construído sobre as ruínas do antigo Aeroclube e terá um formato mais voltado para o varejo. O shopping terá restaurantes voltados para o mar, cinemas, academia e lojas âncoras de alto padrão.

No total serão 270 lojas satélite, duas lojas âncoras, cinco lojas megas, oito restaurantes, um cinema com sete salas e 2.676 vagas de estacionamento. Além do Parque Atlântico e toda manutenção, o empreendimento também será responsável pela criação de duas passarelas na região, além da construção de novos pontos de ônibus.


Publicada no dia 4 de fevereiro de 2014, às 13h23

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp